Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12278
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_OpiniõesAtitudeProfessores.pdf55,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Opiniões e atitudes de professores de ciências sobre pedagogia e pedagogos : buscando representações sociais sobre o tema
Outros títulos: Opinions and attitudes of science teachers about pedagogy and pedagogues : searching social representations about the subject
Autor(es): Brabo, Jesus Cardoso
Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Assunto: Ensino de ciências
Professores de física
Representações sociais
Data de publicação: 2004
Referência: BRABO, Jesus Cardoso; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. Opiniões e atitudes de professores de Ciências sobre Pedagogia e pedagogos: buscando representações sociais sobre o tema. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 2, p. 40-52, 2004. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/112/104>. Acesso em: 28 fev. 2013.
Resumo: Este trabalho descreve um estudo exploratório sobre atitudes e discursos de professores de ciências diante da pedagogia, enquanto produção humana essencialmente intelectual, e a atuação dos profissionais formados em cursos superiores de pedagogia, os pedagogos. Analisamos o discurso de quatro professores de ciências de escolas públicas de Belém a luz das teorias das representações sociais para tentar entender as origens e mecanismos subjacentes aos conflitos profissionais que ocorrem no ambiente de trabalho escolar entre docentes e pedagogos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work describes an study about attitudes and speeches of science teachers in face of pedagogy, while an essentially intellectual human being production, and the performance of the professionals graduated in pedagogy, the pedagogues. We analyzed the speech of four science teachers who teach at public schools in Belém (Brazil) considering the theories about social representations in order to try to understand the origins and the mechanisms which are underlying the professional conflicts that occur in school work environment between teachers and pedagogues.
Licença: O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.