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Título : Aprendizagem de língua assistida por computador : uma abordagem baseada em HPSG
Autor : Costa, Flávio Maico Vaz da
Ralha, José Carlos Loureiro
Ralha, Célia Ghedini
Assunto:: Linguagem de programação (Computadores)
Processamento de linguagem natural (Computação)
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
Língua espanhola - estudo e ensino
Fecha de publicación : 2006
Editorial : Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação
Citación : COSTA, Flávio M. Vaz da; RALHA, José Carlos L.; RALHA, Célia G. Aprendizagem de língua assistida por computador: uma abordagem baseada em HPSG. Revista Brasileira de Informação na Educação, v. 14, n.1, jan./abr. p. 19-27, 2006. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/36>. Acesso em: 04 mar. 2013.
Resumen : Este trabalho analisa fundamentos e métodos pertinentes para o planejamento e desenvolvimento de sistemas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) com o objetivo de auxiliar a aprendizagem de línguas. O foco principal é a correção sintática baseada no formalismo HPSG conforme implementado no sistema LKB (Linguistic Knowledge Building). Foi implementado um analisador em linguagem Java que, juntamente com uma gramática da língua espanhola de médio porte, permite experimentar a técnica de correção através de regras de malformação. A partir dos resultados obtidos discute-se alguns aspectos práticos e a viabilidade do PLN aplicado à educação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work analyses principles and methods relevant to the planning and development of Natural Language Processing (NLP) systems, whose goal is to assist in language learning. Syntax checking based on the HPSG formalism as implemented in the LKB (Linguistic Knowledge Building) system is the main focus. Java language was used to implement a parser that, together with a Spanish grammar of moderate coverage, allows us to experiment with mal-rule based checking. From the results obtained practical issues and the viability of NLP applied to education are discussed.
Licença:: Revista Brasileira de Informática na Educação - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/36. Acesso em: 04 mar. 2013.
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