Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12341
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2012_JanainaMota.pdf4,49 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Teorias da educação : distância, presença e encontro na Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília
Auteur(s): Mota, Janaína
Orientador(es):: Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto:: Ensino a distância
Análise de interação em educação
Afeto (Psicologia)
Psicanálise e educação
Date de publication: 5-mar-2013
Référence bibliographique: MOTA, Janaína. Teorias da educação : distância, presença e encontro na Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília. 2012. xiii, 216 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Résumé: Esta pesquisa versa sobre as interações entre os alunos e tutores da disciplina Teorias da Educação nos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro da Universidade Aberta do Brasil – UAB Universidade de Brasília–UnB. Essa disciplina foi oferecida pela primeira vez no 2º bimestre de 2008. E a pergunta que se faz é se é possível perceber o fenômeno da transferência entre tutor–aluno nos fóruns da disciplina Teorias da Educação da UAB-UnB? No estudo sobre a EAD foi interessante compreender o processo dessa modalidade de Educação no Brasil e como ela está estabelecida hoje A leitura dos dados permitiu vislumbrar as possibilidades da formação de docentes online da instauração de vínculos afetivos e dos laços sociais. Ao ler cada postagem nos fóruns percebe-se a emergência dos afetos e das interações entre tutoras e alunos. Os eixos norteadores elencados foram: a distância, a presença e o encontro e em cada eixo foram lidos os traços afetivos através da Psicanálise: negação, ambivalência, mal-estar, sedução e identificação. De tal forma, é possível perceber que os vínculos transferenciais estão presentes e emergem de marcos afetivos lidos na disciplina, a distância, apesar de todos os percalços, dificuldades e da falta e/ou ausência do corpo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper elaborates on the bonds of affection between students and tutor of Educational Theories at the Visual Arts, Music and Theatric colleges of Universidade Aberta do Brasil – UAB/ Universidade de Brasília – UnB.. This subject took place for first time on 2008. And the question made is: it is possible to realize the transference phenomenon between tutor and student at the subject Educational Theories forum at the UAB-UnB? At this study about distance learning was interesting to understand of this kind of Learning in Brazil and how it took place nowadays. The data reading allowed seeing the possibilities of teachers’ graduation online and the establishment of bond affections e social bonds. In each forum passage read it was realized the rise of affection, the relationship between tutor and students and the knowledge construction, the transferring of knowledge that grows at each passage and each week. The guiding axis listed was: distance, presence and meeting and in each guiding axis the affection traces were read throughout Psychoanalysis negation, ambivalence, malaise, seduction and identification. In a way that it is possible to realize the transference bonds are present and rise throughout the affective marks read at the distance subject, despite of all mishaps and difficulties and even though the absence and/or lack of the body.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12341/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.