Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12409
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_IngressoUniversidade45Anos.pdf111,93 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: O ingresso na universidade após os 45 anos : um evento não-normativo
Autre(s) titre(s): Admittance to the university after age 45 : a non-normative event
El ingreso a la universidad después de los 45 años : un evento no-normativo
Auteur(s): Raposo, Denise Maria dos Santos Paulinelli
Günther, Isolda de Araújo
Assunto:: Universidades e faculdades - ingresso
Educação de adultos - Brasil
Integração social
Psicologia da aprendizagem
Date de publication: jan-2008
Editeur: Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá
Référence bibliographique: RAPOSO, Denise Maria dos Santos Paulinelli; GÜNTHER, Isolda de Araújo. O ingresso na universidade após os 45 anos: um evento não-normativo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 1, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 7 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100015
Résumé: Examinam-se neste estudo as razões que levam à decisão de ingressar na universidade na idade adulta, um evento não dependente de gradação por idade, denominado pela perspectiva do curso de vida de evento não-normativo (non-normative event). Os 40 participantes (27 F e 13 M), alunos de uma universidade particular do Centro-Oeste, com idades entre 45 e 60 anos, responderam a seis questões de uma entrevista estruturada, cujas respostas foram preenchidas pela primeira autora. Os resultados indicaram que os respondentes vivenciaram na vida adulta um período de estabilidade e que, embora conscientes das expectativas do seu ambiente quanto ao tempo e à seqüência das transições do ciclo de vida, avaliaram seus recursos pessoais, selecionaram seus objetivos e otimizaram suas capacidades de reserva antes de ingressar no ensino superior. Os resultados são discutidos à luz da perspectiva do curso de vida. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The reasons for admittance to the university after age 45, a non-normative event according to the life-span perspective, are analyzed. Forty students (27 females and 13 males), between 45 and 60 years old, from a private university in the central-western region of Brazil responded to a structured interview administered and recorded by the first author. Results indicate that the respondents perceived their adult life as a period of stability. While conscious of the expectations of their environment as to the time and transitions in their life cycle, the respondents evaluated their personal resources, selected their objectives and optimized their capacities before entering university. These results are discussed according to the life-span perspective frame of reference. ____________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
Se examinan en este estudio las razones que llevan a la decisión de ingresar a la universidad en la edad adulta, un acontecimiento no dependiente de gradación por edad, denominado por la perspectiva del curso de vida de evento no-normativo (non-normative event). Los 40 participantes (27 M y 13 H), alumnos de una universidad particular de la región centro-oeste brasileño, con edades entre 45 y 60 años, contestaron a seis preguntas de una encuesta estructurada cuyas respuestas fueron rellenadas por la primera autora. Los resultados indicaron que los respondientes vivenciaron en la vida adulta un periodo de estabilidad y que, aunque conscientes de las expectativas de su ambiente cuanto al tiempo y a la secuencia de las transiciones del ciclo de vida, evaluaron sus recursos personales, seleccionaron sus objetivos y optimizaron sus capacidades de reserva antes de ingresar en la enseñanza superior. Los resultados son discutidos a la luz de la perspectiva del curso de vida.
Licença:: Psicologia em Estudo - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 7 mar. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100015
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12409/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.