Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/12454
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2012_MargareteZambelidaSilva.pdf1,38 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem : análise dos fóruns do curso a distância de educação física
Autre(s) titre(s): Pedagogical mediation in the virtual learning environment : analysis of the distance course forums of physical education
Auteur(s): Silva, Margarete Zambeli da
Orientador(es):: Feres Neto, Alfredo
Assunto:: Ensino a distância
Realidade virtual na educação
Educação física
Date de publication: 13-mar-2013
Référence bibliographique: SILVA, Margarete Zambeli da. A mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem: análise dos fóruns do curso a distância de educação física. 2012. xi, 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Résumé: O presente estudo analisa a mediação pedagógica e a interação, as diferentes possibilidades midiáticas, a organização das disciplinas na interface do Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como os determinantes para que ocorra a mediação. Para tanto, realizou-se uma investigação a partir do levantamento bibliográfico sobre o tema, abordando as tecnologias educativas, estudo sobre educação a distância, características, histórico e conceitos, bem como sobre as categorias mediação pedagógica, interação e linguagem, a partir das mensagens postadas pelos orientadores acadêmicos e estudantes na ferramenta “fórum” do curso a distância de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. O tratamento dos dados foi realizado com o método de análise de conteúdos, que possibilitou o agrupamento das mensagens por Unidades de Contexto, tanto para as mensagens dos orientadores acadêmicos quanto para as postadas pelos estudantes. A pesquisa concluiu que o curso investigado, no tocante às categorias mediação e interação dos sujeitos, não conseguiu romper com o velho modelo das escolas de correspondência, fortemente caracterizado pelo baixo diálogo e por poucas possibilidades dos usos de recursos midiáticos e das TIC. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study examines the pedagogical mediation and interaction, the different media possibilities, the disciplines organization at the Virtual Learning Environment interface, as well as the determinants for the occurrence of mediation.Therefore, an investigation was carried out from the subject literature, including educational technology, distance education study, characteristics, history and concepts, as well as the categories pedagogical mediation, interaction and language, from the messages posted by the academic advisors and students in the tool "forum" from the distance course of Physical Education from Goiás Federal University. Data analysis was performed using the content analysis method, which allowed grouping messages by Units of Context, as for academic advisors messages as for the ones posted by students.The research concluded that the course investigated regarding to the categories mediation and individuals interaction, failed to break with the old school correspondence model, strongly characterized by low dialogue and few possibilities for the media resources uses and ICT.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12454/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.