http://repositorio.unb.br/handle/10482/12534
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_IngridMariseBatistaBarros.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Caracterização dos condomínios horizontais fechados de classe média sob a ótica do transporte : um estudo de caso no Distrito Federal |
Otros títulos : | Middle class horizontal private condominiums characterization under the optics of transportation : a study of case in Distrito Federal |
Autor : | Barros, Ingrid Marise Batista |
Orientador(es):: | Aragão, Joaquim José Guilherme de |
Assunto:: | Transportes Classe média Condomínios |
Fecha de publicación : | 20-mar-2013 |
Data de defesa:: | 5-oct-2012 |
Citación : | BARROS, Ingrid Marise Batista. Caracterização dos condomínios horizontais fechados de classe média sob a ótica do transporte: um estudo de caso no Distrito Federal. 2012. xiii, 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumen : | O presente trabalho busca a relação entre o comportamento dos moradores de condomínios
horizontais fechados e a crescente dependência de automóveis. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa aplicada em dois condomínios localizados em Brasília-DF. A fragmentação da cidade tem levado a novas configurações urbanas, dando surgimento aos condomínios horizontais fechados, financiados pela crescente classe média do país, estes empreendimentos residenciais estão relacionados com as cidades rodo-dependentes. O estudo buscou relacionar o comportamento de moradores de condomínios horizontais fechados e as
diversas atividades sociais e econômicas desempenhadas cotidianamente por esta classe e como estas relações afetam os deslocamentos. Após a coleta de são reveladas as análises que apontam para tal fenômeno. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The following project seeks the relation between the behavior of condominium dwellers and their growing dependence on vehicles. The study was made through a qualitative research applied in a condominium which offers public transportation and other one which doesn’t, looking for their interactions. The fragmentation of the city has taken to new urban configurations, bringing the beginning to condominiums, which end up reinforcing the highway-dependent cities. The study sought to connect the condominium dwellers with the various economic and social activities that happen daily. After the collect of data, the analyses that show this fact will be revealed. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.