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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/12827
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Titre: Estudo de misturas de solo, RCD e cal virgem e hidratada para uso em obras rodoviárias
Auteur(s): Fujii, Livia Maria Tiemi
Orientador(es):: Carvalho, José Camapum de
Assunto:: Pavimentos
Resíduos sólidos
Estradas - projetos e construção
Date de publication: 17-avr-2013
Référence bibliographique: FUJII, Livia Maria Tiemi. Estudo de misturas de solo, RCD e cal virgem e hidratada para uso em obras rodoviárias. 2012. xix, 137 f. Dissertação (Mestrado de Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Résumé: Os resíduos gerados pela construção civil podem ser reutilizados em camadas de pavimentação, substituindo materiais primários que se encontram escassos. A utilização de tais resíduos podem, inclusive, melhorar algumas propriedades mecânicas e hidráulicas de camadas que compõem a estrutura do pavimento, e foi nesse sentido que se deu inicio a essa pesquisa. No estudo utilizou-se solo coletado no campus experimental do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília, sendo este ensaiado em estado puro e misturado ao Resíduo de Construção e Demolição (RCD) com e sem a adição de cal hidratada e virgem. As misturas se deram na proporção de 2/3 de solo + 1/3 de RCD. Quando das adições de cais estas se deram na proporção de 4% em peso seco da mistura solo + RCD. Realizaram-se ensaios de caracterização geotécnica, física, química e mineralógica. O comportamento mecânico foi estudado por meio de ensaios de CBR, compressão simples, resistência à tração por compressão diametral e triaxiais realizados sobre amostras compactadas na energia Proctor intermediário e submetidas a diferentes condições de cura. Os ensaios mecânicos permitiram as seguintes constatações: para resistência à tração por compressão diametral, a mistura com cal hidratada teve o melhor comportamento, em termos de tensão e deformação; no ensaio de compressão simples, a mistura com cal virgem permitiu maiores tensões, enquanto a mistura com cal hidratada permitiu maiores deformações; a mistura com cal virgem teve o melhor comportamento imerso em relação a capacidade de suporte e a mistura com cal hidratada teve o melhor comportamento não imerso; em relação à resiliência, a mistura com cal virgem apresentou melhor comportamento; o ângulo de atrito das amostras variou com o tempo, estabilizando-se aos 14 dias para as amostras contendo cal, sendo que aos 28 dias as misturas tiveram o mesmo valor. Pelos resultados apresentados neste estudo, concluiu-se que tanto os resíduos de construção e demolição, como a cal virgem e hidratada, são materiais promissores na utilização em camadas de pavimentação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The construction and demolition waste can be reused in layers of pavements, replacing primary materials that are scarce. The use of such waste can even improve some mechanical and hydraulic properties of the pavement structure, and this sense marked the beginning of this research. In the study was used a soil collected on the experimental campus of the Graduate Program in Geotechnical of the University of Brasilia, which is tested pure and mixed with the Construction and Demolition Waste (CDW) with and without the addition of hydrated and quicklime. The mixtures are given in the proportion of 2/3 of soil + 1/3 CDW. The additions of limes were given at the rate of 4% by weight of dry soil mixture + RCD. Trials of geotechnical, physic, chemical and mineralogy characterization were made. The mechanical behavior was studied by trials of CBR tests, compressive, tensile strength by diametral compression and triaxial performed on samples compacted at Proctor intermediate and under different curing conditions. The mechanical tests led to the following findings: for tensile strength by diametrical compression, the mixture with hydrated lime had the better performance in terms of stress and strain; on the compressive test, the mixture with quicklime allowed higher stresses, while mixture with hydrated lime allowed larger deformations; mixing with quicklime had the best behavior immersed in relation to carrying capacity and mix with hydrated lime had the best behavior not immersed; about resilience, mixing with quicklime showed better behavior; the angle of friction of the samples varied with time, stabilizing at 14 days for samples containing lime, and the mixtures after 28 days had the same value. From the results presented in this study, it was concluded that construction and demolition waste and quicklime and hydrated lime are promising materials for use in paviment layers.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, 2012.
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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