http://repositorio.unb.br/handle/10482/12964
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2012_AnaTeresaAthaydeColnago.pdf | 792,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Flexibilização da jornada de trabalho em uma instituição federal de ensino superior : análise da percepção de diferentes atores envolvidos no processo |
Autor : | Colnago, Ana Teresa Athayde |
Orientador(es):: | Faria, Maria de Fátima Bruno de |
Assunto:: | Universidade de Brasília Horário de trabalho Universidades e faculdades - administração de pessoal |
Fecha de publicación : | 30-abr-2013 |
Data de defesa:: | 2012 |
Citación : | COLNAGO, Ana Teresa Athayde. Flexibilização da jornada de trabalho em uma instituição federal de ensino superior: análise da percepção de diferentes atores envolvidos no processo. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumen : | Este estudo teve como objetivo a elaboração de um diagnóstico a respeito dos facilitadores e dificultadores da implementação do processo de flexibilização da jornada de trabalho na
Universidade de Brasília, na percepção de diversos atores que atuavam na Instituição (dirigentes, gestores, membros do sindicato dos técnicos administrativos e servidores técnicos administrativos). O conceito utilizado nesta experiência da Universidade foi o de
flexibilização na modalidade de redução de jornada, cujas características identificadas não encontraram paralelo na literatura consultada sobre o tema. Com relação às diferentes abordagens teóricas identificadas na revisão de literatura, optou-se pela adoção da abordagem sociológica, representada pela adaptação a novas situações, bem como pela melhoria nas condições laborais e na qualidade de vida dos trabalhadores. Desta forma, foi realizada uma
pesquisa de natureza descritiva, visando identificar os facilitadores e dificultadores deste processo de implementação de flexibilização de jornada, na percepção desses quatro grupos de profissionais. A pesquisa qualitativa foi composta por duas partes: a técnica de análise documental e a realização de entrevistas individuais semi-estruturadas. A pesquisa documental envolveu a análise de normativos criados internamente; de informações noticiadas no sítio da UnB e do DGP; e de mensagens de e-mail encaminhadas contendo a
programação dos eventos ocorridos em função do processo de flexibilização, tais como apresentações, reuniões e palestras. Diante disso, foi possível tomar conhecimento do modelo adotado pela Instituição e, então, confrontá-lo com os demais modelos apresentados pela
literatura consultada. A partir do emprego da técnica de análise de conteúdo, com criação de categorias que expressassem os fatores que facilitam e os que dificultam a implementação da flexibilização da jornada de trabalho na UnB, pode-se verificar que os grupos perceberam a flexibilização por diferentes ângulos, sendo que das 25 categorias criadas, somente três obtiveram consenso entre eles. Foram duas as categorias de aspectos facilitadores
denominadas como melhoria da qualidade de vida dos servidores e maior tempo para dedicação aos estudos; e uma dificultadora, rotulada como falta de servidores do quadro. As demais categorias refletiram outros aspectos relacionados à construção e ao desenvolvimento
desse processo de flexibilização, apontando fatores que podem tanto ser motivo de preocupação, quanto podem contribuir para o seu êxito. Ademais, são feitas algumas sugestões para auxiliar na implementação do processo, bem como são propostas ideias para
estudos futuros. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this study is to demonstrate a diagnosis of the facilitating factors and difficulties for the implementation of a flexible working shift at University of Brasilia, through the perception of several actors that play an important role at this Institute. (leaders, managers, administrative technicians syndicate and administrative technician staff). The concept used in this experience of the University was the flexibility of the modality to reduce working hours for which identified characteristics did not find parallel in the consulted literature on this subject. Relating to the different theoretical approaches identified when reviewing the literature, the option was to adopt a sociological approach represented by the adaptation to new situations, as well as by the improvement of working conditions and quality of life of employees. So, a descriptive nature research was done to identify the facilitating factors and difficulties for the implementation of a flexible working shift through the perception of these four groups of professionals. The qualitative research consisted of two parts: the technical one of document analysis and the semi-structured individual interviews. The document analysis involved internal rules; published information at UNB and DGP websites; sent e-mails including the programming of events about this flexibility process, such as presentations, meetings and lectures. Therefore, it was possible to know more about the model adopted by the Institute and to compare it with the ones presented by the consulted literature. By applying the technique of content analysis, creating categories that could express the facilitating factors and difficulties for the implementation of a flexible working shift at UNB, it was realized that the groups perceived the flexibility through different angles. From the 25 categories created only three had consensus among them. There were two categories of facilitating aspects named quality of life of employees and extra time to dedicate to studies. There was one difficulty called lack of employees. The other categories reflected other aspects related to the planning and implementation of this process of flexibility, pointing to some factors that could be, on one hand, causes of concern but on the other hand, contributing factors for its success. Moreover, there are some suggestions to help the implementation of the process as well as proposals for future studies. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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