Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/12988
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_FormacaoProfissionalBibliotecario.pdf543,89 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Formação profissional do bibliotecário
Autre(s) titre(s): Professional education of librarians
Auteur(s): Walter, Maria Tereza Machado Teles
Baptista, Sofia Galvão
Assunto:: Bibliotecários - formação profissional
Competência profissional
Biblioteconomia - estudo e ensino
Date de publication: 2008
Editeur: Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - CED/UFSC
Référence bibliographique: WALTER, Maria Tereza Machado Teles; BAPTISTA, Sofia Galvão. Formação profissional do bibliotecário. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 13, n. 25, 1. sem. 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n25p84>. Acesso em: 25 abr. 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2008v13n25p84
Résumé: A formação profissional de qualquer categoria profissional envolve aspectos variáveis que incluem questões sobre ética, empregabilidade, conceitos de trabalho, de profissão e de emprego. No caso específico dos bibliotecários, esses pontos são debatidos à luz da literatura, inserindo questões acerca do que seja a competência e de quais são aquelas mais ressaltadas pelos autores que tratam do tema, quando elaboram suas listas para evidenciar a necessidade de atenção dos profissionais que pretendem ser reconhecidos como modernos profissionais da informação. A tarefa de elaborar currículos que preencham todos os requisitos definidos é bastante complexa. Além disso, é inevitável a ênfase nas questões relacionadas às tecnologias de informação e de comunicação, cuja importância no trabalho dos bibliotecários é cada vez maior, seu uso mais intenso e determinante para aqueles que querem desenvolver produtos e serviços de informação cada vez mais adequados aos seus clientes. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Professional education of any professional category comprehends variable aspects including questions on ethics, employment capacity, job, profession and employment concepts. In the librarians case specially, these points are discussed based on literature, inserting questions about what is competence and which ones are highlighted by authors when they list competences that professionals should have to be recognized as modern information professionals. Besides that, the task of elaborating curricula that fill every determined requirement is very complex. Add to that it is unavoidable to stress questions related to information and communication technologies whose importance in the librarians’ work is becoming greater and greater, and their use more intensive and determinant for those that wish to develop information products and services each time more suitable to their clients.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença:: Encontros-Bibli: Revista Eletônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/index. Acesso em: 25 abr. 2013
DOI: https://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n25p84
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12988/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.