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Titre: Implantação de um sistema de avaliação de desempenho : métodos e estratégias
Auteur(s): Abbad, Gardênia da Silva
Lima, Geny Bárbara do Carmo
Veiga, Maria Raimunda Mendes da
Assunto:: Avaliação de desempenho
Escala de observação comportamental
Indicador de desemprego
Diagnóstico de problema de desempenho
Treinamento de avaliador
Psicologia organizacional
Date de publication: 1996
Référence bibliographique: OLIVEIRA-CASTRO, Gardênia Abbad de; LIMA, Geny Bárbara do Carmo; VEIGA, Maria Raimunda Mendes da. Implantação de um sistema de avaliação de desempenho: métodos e estratégias. Revista de Administração, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 38-52, jul./set. 1996.
Résumé: Neste artigo relata-se a experiência de implantação de um sistema de avaliação de desempenho em um órgão do Serviço Público Federal. O modelo de avaliação foi concebido objetivando dotar a organização de um instrumento gerencial eficaz, por meio do qual avaliador e avaliado possam identificar, discutir e resolver eventuais problemas de desempenho com base em roteiros de observação comportamental e ambiental. Os procedimentos de avaliação foram desenvolvidos e validados a partir de técnicas que garantiram ampla e efetiva participação dos atores (avaliadores, avaliados) na identificação dos padrões de desempenho relativos a cada cargo ou posto de trabalho. As chefias receberam treinamento, o que as habilitou a fazer observação e diagnóstico de problemas de desempenho, realizar entrevistas de feedback e de devolução de resultados, assim como planejar ações para melhorar os níveis de qualidade dos serviços. Informações preliminares e não-conclusivas indicam boa aceitação do modelo, maior compromisso das chefias com a avaliação de desempenho e maior facilidade no processo de identificação e resolução de problemas de desempenho na organização. O modelo propicia alternativa aos modelos baseados em resultados, os quais parecem não se adequar à realidade dos órgãos públicos. São ainda discutidas limitações e potencialidades associadas ao uso do modelo aqui proposto. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this paper the experience of implementing a performance evaluation system in a federal public service institution is reported. The evaluation model was elaborated with the purpose of creating an efficacious instrument of performance management, through which one could identify , discuss and solve eventual performance problems based upon behavioral and environmental observation guides. The evaluation procedures were developed and validated from techniques that s..arantee wide and effective participation of the actors (raters and ratees) in the identiíication of the expected behavioral patterns for each job position or placement. Supervisors received an evaluation training that enabled them to carry out observation and diagnosis of performance problems, feedback interviews and results disclosure, as well as to plan actions to improve the leveis of service quality. Preliminary, non-conclusive information has indicated good acceptance of the model, stronger manager commitment with performance evaluation and more facilitate of the process of identifying and solving performance problems in the organization. The model propiciates an alternative to the models based upon results evaluation, which do not seem adequate to the reality of public institutions. Limitations and potencialities associated to the usage of the model proposed here are aIso discussed.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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