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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/13125
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Title: Construindo um objeto de pesquisa em Arquivologia : algumas reflexões
Other Titles: An object in Archival research : some reflections
Authors: Rodrigues, Georgete Medleg
Assunto:: Arquivologia
Pesquisa
Pós-graduação
Issue Date: Jul-2012
Publisher: Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ)
Citation: RODRIGUES, Georgete Medleg. Construindo um objeto de pesquisa em Arquivologia: algumas reflexões. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n. 1, p. 69-90, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/6>. Acesso em: 8 maio 2013.
Abstract: Todo docente que integra um programa de pós-graduação precisa ter um projeto de pesquisa. O tema a ser investigado pode vir com o pesquisador, a partir de suas experiências acadêmicas ou profissionais anteriores ao seu ingresso na universidade, ou pode ser construído nessa nova etapa, seja porque surgem novas inquietações ou porque ele/ela constata que existem problemas de sua área de conhecimento ainda não estudados, ou insuficientemente pesquisados. Um tema de pesquisa desdobra-se, cresce, suscita novas questões, novos problemas. Espraia-se entre outros pesquisadores. Neste artigo a autora narra o seu percurso na construção de um objeto de pesquisa arquivístico e que viria a ser um projeto de investigação no Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UnB sobre a pesquisa em Arquivística na pós-graduação no Brasil. A pesquisa resultou inicialmente em um artigo de mesmo título publicado no primeiro número de Cenário Arquivístico, revista da Abarq, em 2002. O trabalho abriu novas sendas de pesquisa, iniciando com um projeto de iniciação científica, este último sendo, finalmente, revisitado e ampliado em um mestrado e doutorado. Conclui ressaltando que o tema demonstra seu vigor, interesse a atualidade em trabalhos de outros pesquisadores, justificando sua importância e necessidade para o enriquecimento da área. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Every teacher that integrates a program graduate must have a research project. The topic to be investigated with the researcher can come from academic or professional experiences prior to their entry into university, or can be built in this new stage, new concerns arise either because or because he / she finds that there are problems in their knowledge areas not yet studied, or insufficiently researched. A research theme unfolds, grows, raises new questions, new problems. Spreads among other researchers. In this article we narrate our journey in building an object of archival research that would be a research project on Archival science research in graduate school in Brazil, which resulted in an article of the same title published in the first issue of Cenário Arquivístico in 2002 and an undergraduate research project, the latter being finally revisited, expanded and enriched by other researchers, explaining your interest and the need for the enrichment of the area.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
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