http://repositorio.unb.br/handle/10482/13285
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2013_GeyseAraujoFerreira.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Um estudo sobre os verbos manuais da língua de sinais brasileira |
Autor : | Ferreira, Geyse Araújo |
Orientador(es):: | Naves, Rozana Reigota |
Assunto:: | Língua brasileira de sinais Gramática comparada e geral - verbo |
Fecha de publicación : | 10-jun-2013 |
Data de defesa:: | 19-mar-2013 |
Citación : | FERREIRA, Geyse Araújo. Um estudo sobre os verbos manuais da língua de sinais brasileira. 2013. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumen : | A presente pesquisa tem como tema o estudo sobre verbos manuais da Língua de Sinais Brasileira – LSB. A LSB é falada naturalmente pela comunidade surda no Brasil e se organiza gramaticalmente a partir de parâmetros que atuam nos diferentes
níveis linguísticos. Por exemplo, no estudo da morfologia da LSB, Quadros e
Karnopp (2004) caracterizam as categorias do substantivo e do verbo por meio do
parâmetro do movimento (um caso de erivação), distinguindo, assim, por exemplo, o item lexical CADEIRA do item lexical SENTAR. As autoras mostram também outros tipos de verbos, como os formados a partir de nomes de instrumentos, que descrevem como sendo um caso de incorporação do sinal do instrumento ao item verbal (TESOURA versus CORTAR COM TESOURA). Com base nas abordagens teóricas sobre derivação e incorporação e na descrição desses processos para os dados da língua portuguesa, investigamos o processo de formação dos verbos manuais formados a partir de nomes de instrumentos, com o objetivo de verificar se o processo em LSB é um caso de derivação ou de incorporação (ou ambos). Após a análise, concluímos que os verbos são formados pelo processo de derivação, uma vez que o verbo correspondente não tem sinal próprio e que o sinal do instrumento passa a desempenhar o papel de verbo na construção sintática, em que não observamos, conclusivamente, uma diferença de movimento nos dados coletados. Os processos de incorporação restringem-se, segundo a nossa análise, à incorporação do objeto, como no caso de COMER MAÇÃ. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The theme of this research is the study of manual verbs in Brazilian Sign Language – LSB – which is the language naturally spoken by the deaf community in Brazil. LSB is grammatically organized from parameters that have a role at different linguistic levels. For example, to study the morphology of the LSB, Quadros and Karnopp (2004) characterize the categories noun and verb by means of the differences in the parameter of movement (a case of derivation), thus distinguishing, for example, the lexical item CHAIR from the lexical item SIT. The authors also show other types of verbs, such as those formed from the names of instruments, which are described as a case of incorporation of the instrument signal to the verbal item (SCISSORS versus CUT WITH SCISSORS). Based on theoretical approaches about derivation and incorporation, and the description of these processes of verb formation in Portuguese, we investigate the process of formation of manual verbs from the names of instruments, in order to verify if the process is a case of derivation or of incorporation (or both) in LSB. After the analysis, we conclude that the verbs are formed by derivation process, since the corresponding verb itself has no sign and the instrument signal figures out as the verb in the syntactic construction in which we have not observed, conclusively, a difference in the parameter of movement in the collected data. The incorporation process is restricted, according to our analysis, the incorporation of the object, as in the case of EAT APPLE. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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