Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/13502
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CrassioAugustoBatista.pdf80,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Amaralina Miranda de-
dc.contributor.authorBatista, Crassio Augusto-
dc.date.accessioned2013-07-05T12:59:34Z-
dc.date.available2013-07-05T12:59:34Z-
dc.date.issued2013-07-05-
dc.date.submitted2013-03-05-
dc.identifier.citationBATISTA, Crassio Augusto. O uso do computador em rede telemática no processo de ensino e aprendizagem em classe-hospitalar: o PRO-UCA e o eduquito promovendo a aprendizagem do aluno enfermo. 2013. xiii, 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13502-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.en
dc.description.abstractCom a evolução tecnológica e o avanço midiático da informação o conhecimento torna-se mais acessível, as redes de computadores (internet), complementam os métodos educacionais tradicionais na aquisição do saber. O modelo participativo midiaticamente chamado de interatividade, que tem como características a não subordinação às barreiras físicas ou de distâncias, essência da cultura mediática, pode alcançar clientes de letramento circunstancialmente fora das escolas. A Educação Especial ao usar as características positivas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) adaptadas ao contexto dos ambientes de aprendizagem não formais, caso específico da pedagogia hospitalar em classes-hospitalares, projeta acrescentar a estes recursos uma sistemática de uso do instrumental mediado pela ação do educador, que favoreça o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem mesmo na circunstancia adversa do adoecimento. Este estudo apresenta um de uso conjugado do computador portátil PROUCA, fornecido pelo Programa do Governo Federal e o Ambiente de Aprendizagem Digital (ADA) Eduquito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como recursos tecnológicos auxiliares na construção de conhecimento formal sistematizado na classe-hospitalar do Hospital Regional do Paranoá (HRPa) no Distrito Federal. Uma investigação amparada nos referenciais metodológicos da pesquisa-ação realizada com quatro escolares enfermos, seus respectivos acompanhantes e a professora regente da classe-hospitalar em dois meses de pesquisa de campo que apontaram para a contribuição dessas ferramentas como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de jovens escolares hospitalizados. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractWith the technological advancement and knowledge media the information becomes more accessible. Computer networks (Internet) complete the traditional educational methods in the acquisition of knowledge. The participatory model on media called interactivity is not subordinate to the physical barriers or distances. The media can achieve people who need literacy circumstantially outside schools. The Education can use the positive characteristics of Information Technology and Communication (TI) adapted to the context of non-formal environments case-specific pedagogy in hospital to use these resources a systematic way of instrumental mediated by educator to do fosters the development process of the teachinglearning. Even in adverse circumstances of a illness. This study presents a combined use of the personal computer granted by and Program Federal Government PROUCA and the Digital Learning Environment (DLE) Eduquito granted from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) as auxiliary resources in building knowledge formal systematized in an hospital pedagogy of the Hospital Regional Paranoá (HRPa) in the DF. An investigation supported in the methodological of action research conducted with four schoolboys sick, their caregivers and the teacher of the class in two months of field research that pointed to the contribution of these tools to support the teaching and learning of young schoolchildren hospitalized.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO uso do computador em rede telemática no processo de ensino e aprendizagem em classe-hospitalar : o PRO-UCA e o eduquito promovendo a aprendizagem do aluno enfermoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPedagogia hospitalaren
dc.subject.keywordEnsino auxiliado por computadoren
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.