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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/13519
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Titre: Análise do impacto da divulgação adicional de informações contábeis com o uso de recursos textuais e/ou gráficos sobre a percepção dos indivíduos quanto ao nível de disclosure de uma entidade
Auteur(s): Lima, Diogo Henrique Silva de
Orientador(es):: Silva, José Dionísio Gomes da
Assunto:: Administração de empresas
Balanço (Contabilidade)
Ações (Finanças)
Date de publication: 8-jui-2013
Référence bibliographique: LIMA, Diogo Henrique Silva de. Análise do impacto da divulgação adicional de informações contábeis com o uso de recursos textuais e/ou gráficos sobre a percepção dos indivíduos quanto ao nível de disclosure de uma entidade. 2012. 118 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)—Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Résumé: Esse estudo tem como principal objetivo analisar se um disclosure corporativo englobando, além das demonstrações contábeis em seu formato tradicional, a divulgação adicional das informações com o uso de recursos textuais e/ou gráficos impacta a percepção dos indivíduos sobre o nível de disclosure de uma entidade, afetando, assim, suas avaliações. Para a consecução da pesquisa, simulou-se um mercado de capital onde os 276 participantes (professores e alunos do curso de Administração e Contábeis e profissionais de mercado dessas áreas) tiveram que precificar a ação de duas empresas em cinco momentos distintos. As duas entidades do experimento, Alfa e Beta, são relativamente iguais considerando a situação econômico-financeira e divulgam, no primeiro momento, o mesmo conjunto de informações apresentadas sob o mesmo formato. Nos quatro momentos subsequentes, uma das empresas passa a divulgar as informações contidas no momento inicial, utilizando-se de gráficos e textos explicativos que enfatizam pontos específicos de sua situação econômico-financeira. Os resultados permitem concluir que a divulgação adicional de informações contábeis formatadas em gráficos e textos explicativos, foi considerada pelos indivíduos como “nova informação”, uma vez que eles revisaram suas avaliações após os cinco momentos (aumentaram o preço da ação de Beta e reduziram o preço da ação de Alfa). A maioria dos participantes do estudo não processaram toda informação disponível no momento 1, sendo significativamente influenciados pelo formato de apresentação das mesmas informações em momentos posteriores. O disclosure corporativo englobando, além das demonstrações contábeis em seu formato tradicional, a divulgação adicional das informações com o uso de recursos textuais e/ou gráficos impactou positivamente a percepção dos indivíduos sobre o nível de disclosure da empresa que divulgou, diferenciando-a positivamente da que não se pronunciou. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study has the main objective to analyze if a corporate disclosure including beyond the financial statements in its traditional format the additional disclosure of information with the use of textual/graphics resources impacts the individuals’ perception over the entity’s disclosure level, affecting their evaluations. To conduct the research, it was simulated a capital market where the 276 participants (teachers and students of Administration and Accounting and others professionals these areas) had pricing the share of two companies in five different moments. The two entities of the experiment, Alfa and Beta, are relatively equal considering the financial situation and disclose, at first, the same set of information presented in the same format. In the four subsequent moments, one of the companies discloses information that was contained in the initial stage using graphics and texts that emphasize specific points of your financial situation. The results indicate that the additional disclosure of accounting information formatted in graphics and texts was considered by individuals as "new information", since they revised their ratings after five times (increasing in share price of Beta and reducing in share price of Alfa). The majority of participants didn’t process all available information at time 1 and was significantly influenced by the presentation format of the same information at later times. The corporate disclosure including beyond the financial statements in its traditional format the additional disclosure of information with the use of textual/graphics resources had impacted positively the individuals’ perception over the disclosure level of company that did, differentiating it positively which has not commented nothing.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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