http://repositorio.unb.br/handle/10482/1352
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_2007_GabrielaCelidonio.pdf | 553,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Vocês são quantos no mundo? Daseinsanlayse e a formação em psicologia : reflexões sobre uma experiência com o ensino da disciplina Tópicos Especiais em Psicoterapia |
Authors: | Celidonio, Gabriela Fortes |
Orientador(es):: | Silva Neto, Norberto Abreu e |
Assunto:: | Daseinsanalyse Fenomenologia Psicoterapia |
Issue Date: | 2007 |
Data de defesa:: | 2007 |
Citation: | CELIDONIO, Gabriela Fortes. Vocês são quantos no mundo? Daseinsanlayse e a formação em psicologia: reflexões sobre uma experiência com o ensino da disciplina Tópicos Especiais em Psicoterapia. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Abstract: | Neste trabalho procuramos refletir sobre uma experiência com o ensino da disciplina “Tópicos Especiais em Psicoterapia” na Universidade de Brasília, como um curso de introdução à terapia daseinsanalítica. Nosso intuito foi o de introduzirmos a um grupo de alunos da graduação em psicologia, a postura investigativa da daseinsanalyse no contexto psicoterápico. Daseinsanalyse é a abordagem fenomenológica existencial baseada no pensamento do filósofo Martin Heidegger e que, na qualidade de ser filosofia e não teoria psicológica, oferece um vínculo à psicologia diferenciado de outras
abordagens que tradicionalmente fazem parte da formação do psicólogo. Nesta reflexão nos baseamos em nossas compreensões sobre o processo do
curso e em relatos individuais escritos pelos alunos a respeito de suas experiências
com a disciplina. Na perspectiva da daseinsanalyse o existir do homem é sempre
compreensivo, numa destinação a ter de ser (existir), revelando sentido à sua existência. E nesse referencial __ da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger __ compreendemos os relatos dos alunos como textos que nos abrem a possibilidade de investigarmos o sentido de suas experiências com a disciplina. As reflexões a partir deste ensino nos permitiram evidenciar pontos pertinentes à formação em psicologia de modo geral, bem como de outras atuações
do psicólogo para além do contexto da psicoterapia.
________________________________________________________________________________________ ABSTRACT In this dissertation, we intend to reflect about an experience of teaching the class “Special topics in Psychotherapy” at the Universidade de Brasilia, as an introductory course about the daseinsanalytic therapy. Our intention in this course was the introduction of the investigative posture of daseinsanalysis in a psychotherapeutic context, for a group of undergraduate students of psychology. Daseinsanalyse is a phenomenological-existential approach, based on the philosophy of Martin Heidegger. The Daseinsanalyse, being a philosophic thinking rather than a psychological theory, offers a special connection to psychology, which is different from the other psychological approaches that are usually part of the psychologist knowledge. This reflection is based on our understanding about the process of the course itself and on the individual reports, written by the students, about their own experiences of learning Daseinsanalysis. For the Daseinsanalytic perspective, the existence of the human being is always an understanding, in a destination for “being always my own”, revealing meaning from his own existence. It is based on this way of thinking – the Martin Heidegger phenomenological hermeneutics – that we understand the reports, as considerations that open the possibility of investigating the meaning of the student’s experiences in taking this course. The reflection about this teaching of Daseinsanalyse elucidates not only points related to Psychology Undergraduate Course process, but also to other aspects of the practice in Psychology, beyond the psychotherapeutic realm. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.