Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13544
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_ThaisAlvesMarinho.pdf6,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Subjetividade, identidade e as redes de consumo Kalunga
Autor : Marinho, Thais Alves
Orientador(es):: Farias, Edson Silva de
Assunto:: Identidade social
Subjetividade
Etnicidade
Multiculturalismo
Consumo (Economia)
Fecha de publicación : 10-jul-2013
Citación : MARINHO, Thais Alves. Subjetividade, identidade e as redes de consumo Kalunga. 2013. 419 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumen : A comunidade Kalunga, localizada no nordeste do Estado de Goiás, tem se mobilizado na reorganização identitária, por meio da reafirmação étnica em torno do ícone quilombola, sustentada pelo etnônimo Kalunga desde o envolvimento da antropóloga Mari Baiocchi e da participação do movimento negro na década de 1980, que contribuíram ambos para a elaboração do artigo 68 dos Atos dos Dispositivos Constitucionais Transitórios da Constituição Federal Brasileira de 1988. Em 2004 esse grupo tradicional foi tomado como plano piloto para o reconhecimento e regularização fundiária no governo de Lula, o que intensificou o processo de etnicização. Essa tese visa descortinar o processo de politização da identidade Kalunga, sua relação com a territorialidade e com os atuais nexos de coordenação de governança no campo étnico-quilombola, por meio de uma etnografia do consumo na comunidade. A hipótese é que por meio das dinâmicas identitárias e das redes de consumo instauradas, podemos analisar como as ações e as percepções do indivíduo Kalunga são condicionadas (e/ou condicionantes) pela liberdade, pelas relações de poder propiciadas pela lógica do campo étnico-quilombola e pela posição que nele ocupam. Isso porque os indivíduos Kalunga, enquanto agentes, são dotados de um senso prático de classificações de percepções, que é produto de uma estrutura profunda, delimitada pela incorporação de um habitus gerador historicamente localizado, mas que varia no tempo e no espaço, e que condiciona as aquisições mais novas pelas mais antigas, segundo os arbítrios miméticos que compõem a subjetividade humana. Essa maleabilidade da subjetividade leva a diferentes formas de organização para o consumo e para o uso dos bens entre os Kalunga, que variam de estratégias de diferenciação, na acepção de Baudrillard, no caso dos criadores de gado, à estratégias de distinção, na acepção de Bourdieu, no caso dos agricultores. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Kalunga community, located in the northeast of the state of Goiás, has mobilized their locals to reorganize their identities through the ethnic reaffirmation, sustained by the maroon icon and trough the ethnonym Kalunga since the involvement of anthropologist Mari Baiocchi and of the black movement in the 1980s, which both contributed to the prevail of the Article 68 of the Acts of the Transitional Constitutional Devices of Brazilian Federal Constitution of 1988. In 2004 this traditional group was taken as a pilot plan for recognition and earth regularization under Lula´s governenment, which deepened the etnicization’s process. This thesis aims to unveil this process of politicization of identity Kalunga, its relation to territoriality and the current nexus of governance in the ethno-maroon’s field, through the consumption’s practices ethnography of the community. The hypothesis is that by means of identity dynamics and by the launched networks of consumption, we can analyze how the actions and perceptions of the individuals Kalunga are conditioned (and/or are the basis by) trough freedom, trough the power relations offered by the logic of ethnic-maroon-field and trough the position that each one occupies in it. This is because individuals Kalunga, while agents, are provided with a practical sense of ratings perceptions, which are the product of a deep structure, shaped by the incorporation of a located historically generator habitus, but it varies in time and space, and conditionates the new acquisitions among the olders ones, according to the force of mimetics abilities that comprise human subjectivity. This maleability of subjectivity leads to different forms of organization for the consumption and use of goods among Kalunga, ranging from differentiation strategies, within the meaning of Baudrillard, in the case livestock, to distinctions strategies, within the meaning of Bourdieu, in the case of farmers. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN
La comunidad Kalunga, situada en el noroeste del estado de Goiás he mobilizado una reorganización identitária a favor de la reafirmación étnica, sostenida por el icono marrón y por el etnónimo Kalunga, desde la participación de la antropóloga Mari Baiocchi y del movimiento negro en la década de 1980, siendo que los dos he posibilitado la composición del artículo 68 de los Hechos de los dispositivos constitucionales transitorias de la Constitución Federal de Brasil de 1988. En 2004 este grupo tradicional fue tomado como plan piloto de reconocimiento y titulación en gobierno de Lula, o que intensificó el proceso de etnicizacion. Esta tesis tiene como objetivo dar a conocer el proceso de politización de la identidad Kalunga, su relación con la territorialidad y el nexo actual de coordinación en el ámbito de la gobernanza etno-marrón, a través de una etnografía del las practicas de consumo en la comunidad. La hipótesis es que, por medio de la dinámica de la identidad y de las redes de consumo hincadas, podemos analizar cómo las acciones y percepciones del individuo Kalunga están condicionados por (y/o son condicionantes de) la libertad, por las relaciones de poder inducida por la lógica del campo étnico-marrón y por la posición que ocupan en él. Esto es porque los individuos Kalunga, mientras agentes, son facultados con un sentido práctico de clasificación de las percepciones, que son el producto de una estructura profunda, señalada pela incorporación de un habitus generador históricamente situado, pero que varía en el tiempo y el espacio, y que condiciona las adquisiciones más jóvenes por las más antiguas, de acuerdo con los testamentos miméticos que componen la subjetividad humana. Esta maleabilidad de la subjetividad conduce a diferentes formas de organización para el consumo y uso de bienes entre Kalunga, que van desde las estrategias de diferenciación en el sentido de Baudrillard, en el caso de la ganadería, las estrategias de distinción en el sentido del Bourdieu, en el caso de los agricultores. _______________________________________________________________________________________ RESUMÉ
La communauté Kalunga, située au nord-est du État de Goiás, a été engagé dans la réorganisation de l'identité, à travers de la réaffirmation ethnique dans l’ icône quilombola, soutenue pour l’ethnonyme Kalunga depuis l’engagement de l’anthropologue Mari Baiocchi et la participation du mouvement noir dans les 80, tous les deux ont contribué pour la rédaction du article 68 des Actes des Dispositifs Constitutionnels Transitoires de la Constitution Fedérale Bresilienne de 1988. En 2004, cette groupe a été pris comme un plan pilote pour la reconnaissance et la régularisation au gouvernement de Lula, ce qu’a intensifié le processus d'ethnicisation. Cette thèse vise à dévoiler le procès de politisation de l'identité Kalunga, sa relation avec la territorialité et avec l’interface de la coordination dans le domaine de la gouvernance ethno-quilombola, à travers d’une ethnographie de la consommation dans la communauté. L'hypothèse est que à travers des dynamiques identitaires et les réseaux de consommation introduit, nous pouvons analyser la manière dont les actions et les perceptions de l'individu Kalunga sont conditionnés (ou que conditionne) pour la liberté, pour les relations de domaine presenté par la logique du champ ethno-quilombola et pour la position qu'ils occupent dans celui-ci. Ceci parce que les individus Kalunga, tandis que les agents sont munis d'un sens pratique des perceptions notations, que comprendre le produit d'une structure profonde, délimitée pour l’incorporation d'un générateur habitus historiquement située, mais qui varie dans le temps et l'espace, et que conditiones les acquisitions plus nouvelles pour les plus anciennes, selon les volontés mimétiques comprenant la subjectivité humaine. Cette malléabilité de la subjectivité conduit à différentes formes d'organisation pour la consommation et l'utilisation des marchandises entre Kalunga, allant des stratégies de différenciation au sens de Baudrillard, dans le cas du bétail, les stratégies de distinction au sens de l'Bourdieu, dans le cas des agriculteurs.
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/13544/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.