http://repositorio.unb.br/handle/10482/13558
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_MessiasRamosCosta.pdf | 4,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Proposta de modelo de enciclopédia visual bilíngue juvenil : enciclolibras |
Autor(es): | Costa, Messias Ramos |
Orientador(es): | Faulstich, Enilde Leite de Jesus |
Assunto: | Língua de sinais Surdos - meios de comunicação Dicionários ilustrados |
Data de publicação: | 15-Jul-2013 |
Data de defesa: | 2012 |
Referência: | COSTA, Messias Ramos. Proposta de modelo de enciclopédia visual bilíngue juvenil: enciclolibras. 2012. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um modelo de Enciclopédia Visual Bilíngue Juvenil, denominada por nós Enciclolibras, desenvolvida dentro da linha de pesquisa em Léxico e Terminologia. O objetivo é sistematizar um campo semântico específico, com vocabulário especializado, que representa conceitos e significados, seguindo os princípios das teorias lexicais e terminológicas aplicadas aos sinais que são usados na Língua de Sinais Brasileira – LSB. Elegemos o campo semântico relativo ao Corpo Humano para estudo de conceitos e validação de sinais já existentes e novos. A metodologia seguida foi a da pesquisa qualitativa, com coleta de dados, que decorre de quatro procedimentos: a) criação de sinais em Libras, que representem o corpo humano; b) validação dos sinais criados; c) elaboração de proposta de material didático, com foco no aprendizado da Língua de Sinais Brasileira e do português e d) a criação de material didático ilustrado. A Enciclolibras foi projetada para, principalmente, os Surdos jovens. Os resultados obtidos incluem 126 verbetes em Libras. O material didático, denominado Enciclolibras, foi concebido para explicar em Libras conceitos e significados complexos, relativos ao corpo humano. Esperamos que esse modelo possa fornecer suporte para elaboração de materiais didáticos que integrem recursos visuais da Libras e o português escrito nas atividades educacionais. Além disso, esperamos oferecer condições adequadas para a concepção de conceitos e de significados por estudantes Surdos, durante o processo de educação cientifica, por meio de linguagem satisfatória e suficiente. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research presents a Juvenile Visual Bilingual Encyclopedia pattern which we call Enciclolibras, built on lexical and terminological searching line. This work aims to systematize a specific semantic field with specialized vocabulary – following the lexical and terminological Brazilian Sign Language (LSB) theories. We selected the human body semantic field for study and validation of old and new signs. The methodology chosen was the qualitative research which comprehends collection of data and information through four procedures: a) generation of signs that represents the human body in LIBRAS; b) validation of the formulated signs; c) formulation of a didactic material proposal that focuses in Portuguese and Brazilian Sign Language learning and d) generation of pictures for the didactic material. Enciclolibras was mainly designed for young deaf people. The results achieved include 126 words in LIBRAS. The didactic material called Enciclolibras was conceived to explain, in LIBRAS, intricate concepts and meanings related to the human body. We believe that this pattern will support the formulation of didactic materials that aggregate visual LIBRAS and written Portuguese resources in educational activities. Furthermore, we hope to offer proper conditions to deaf students to conceive concepts and meanings, in scientific education process, through a pleasing language. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2012. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.