http://repositorio.unb.br/handle/10482/13620
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_SandroGomesRodrigues.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Aplicação da lógica paraconsistente na seleção de alternativas de transporte público |
Authors: | Rodrigues, Sandro Gomes |
Orientador(es):: | Shimoishi, José Matsuo |
Assunto:: | Transporte urbano Transportes - planejamento - processo decisório Engenharia de transportes Eletrônica nos transportes |
Issue Date: | 18-Jul-2013 |
Data de defesa:: | 12-Mar-2013 |
Citation: | RODRIGUES, Sandro Gomes. Aplicação da lógica paraconsistente na seleção de alternativas de transporte público. 2013. xvii, 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Abstract: | A seleção de alternativas de tecnologia para o transporte público tem sido uma das
principais decisões no planejamento dos novos sistemas ou na expansão dos já
existentes em áreas urbanas. O processo decisório envolve uma decisão estratégica por
parte dos agentes envolvidos, no qual buscam informações que possibilitam uma melhor
análise e definição das decisões. Para a seleção de alternativas de transporte é necessário uma análise criteriosa dos fatores e atributos utilizados neste processo, de maneira que se possa propor a solução mais adequada ao problema apresentado. A Lógica Paraconsistente, por meio do Método Paraconsistente de Decisão (MPD) desenvolvido pelos estudos de Carvalho (2006), possibilita um apoio nos processos decisórios para seleção de alternativas as decisões para a escolha da tecnologia adequada. Diante disso, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um instrumento para avaliação e seleção das diversas tecnologias de transporte público utilizando a lógica paraconsistente. Para isso, foram identificados os fatores e atributos aplicados ao processo decisório para seleção de alternativas de transporte, propostos nos estudo realizados por Ciarline (2009) e Moraes (2012), bem como a formulação e aplicação do método paraconsistente de decisão. Assim, o estudo abordou o processo de tomada de decisão utilizando-se do algoritmo para-analisador e regras de decisão baseado na lógica
paraconsistente anotada (LPA). O método é apropriado ao tratamento de dados incertos,
contraditórios ou paracompletos, que consiste em estabelecer proposições e
parametrizá-las para isolar os fatores de maior influência nas decisões. Especialistas são utilizados para obtenção de anotações sobre esses fatores, atribuindo-lhes graus de
crença e descrença. No caso analisado, utilizou-se da LPA como instrumento de apoio
ao processo de avaliação e seleção de tecnologias de transporte para o Eixo Sul, dentre seis possíveis soluções (Bus Rapid Transit (BRT), Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Monotrilho, Trem Urbano, Metrô, e Ônibus Convencional). Foram utilizados dez
especialistas da área de transportes (Financeiro, Consultor, Docente, Ambiental e Gestor Público) para avaliar os critérios e atributos para cada modo de transporte. A
interpretação das avaliações realizadas pelos especialistas deu-se por intermédio dos
baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC), que indicou os graus de
inconsistência ou de indeterminação dos dados utilizados. Após a aplicação do MPD na
seleção de tecnologias de transporte foi constatado que a metodologia proposta permite
o auxilio em processos decisórios da área de transportes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The selection of alternative technology for public transportation has been one of the main decisions in planning new systems or expanding existing ones in urban areas. The process involves making a strategic decision on the part of those involved, which seek information that enable better analysis and definition of decisions. For the selection of alternative transportation is required a careful analysis of the factors and attributes used in this process, so that we can propose the most appropriate solution to the problem. The paraconsistent logic through the Paraconsistent Decision Method (MPD) developed by Carvalho (2006), provides support in decisions for selection of alternative decisions for choosing the appropriate technology. Thus, this study aims to develop a tool for evaluation and selection of the several technologies using the public transport paraconsistent logic. For this, we identified the factors and attributes applied to the decision process for selection of transportation alternatives proposed in the study conducted by Ciarline (2009) and Moraes (2012), as well as the formulation and application of the method paraconsistent decision. Thus, the study addressed the decision-making process using the algorithm for-analyzer and decision rules based on the paraconsistent annotated logic (LPA). The method is suitable to processing uncertain or contradictory data, which is to establish propositions and parameterize them to isolate the factors most influence on decisions. Experts are using it to obtain information on these factors, assigning them degrees of belief and disbelief. In the analyzed case, the LPA was used as a tool to support the evaluation and selection of technologies for the transport to the South, among six possible solutions (Bus Rapid Transit (BRT), Light Rail (LRT), Monorail, Urban Train, Subway, Bus and Conventional). Were used ten experts in the field of transport (Financial Consultant, Lecturer, Environmental and Public Management) to evaluate the criteria and attributes for each transport technology. The interpretation of the assessments made by the experts gave up barycenters through the unit square in the Cartesian plane (QUPC), which indicated the degree of inconsistency or indeterminacy of the data used. After application of MPD in selecting transportation technologies was found that the proposed methodology allows the aid in decision-making processes in the area of transport. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.