http://repositorio.unb.br/handle/10482/13716
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_GersonAndrédaSilvaeSilva.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora |
Authors: | Silva, Gerson André da Silva e |
Orientador(es):: | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto:: | Ensino a distância Material didático Tecnologia educacional |
Issue Date: | 26-Jul-2013 |
Data de defesa:: | 22-Apr-2013 |
Citation: | SILVA, Gerson André da Silva e. Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora. 2013. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Abstract: | A utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem tem chamado a atenção de pesquisadores interessados em conhecer quais reais contribuições elas podem trazer para a educação. O rápido desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) no Brasil impulsionou a produção de material didático digital nos últimos anos. Entretanto, disponibilizar material didático digital em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) requer uma adaptação do material, tanto pedagógica quanto técnica. A forma como lidamos com a informação no mundo virtual gera novas demandas cognitivas na compreensão da informação. Nesta pesquisa buscamos analisar o diálogo entre a usabilidade e o processo de mediação pedagógica. Procuramos então aplicar os princípios de usabilidade ao material didático original e procuramos ver se uma mesma professora, ofertando tanto o material didático original quanto o adaptado, demonstraria alguma mudança de percepção no processo de mediação pedagógica. Nossa perspectiva inicial era que, após nossas análises, poderíamos verificar se a aplicação de indicadores de usabilidade seria algo contributório, ou não, para o processo de mediação pedagógica. Mais especificamente, gostaríamos de ver qual indicador contribui mais para a qualificação da mediação pedagógica, bem como os indicadores que não tivessem grande influência. Os resultados demonstram que o material didático adaptado com os indicadores de usabilidade pode propiciar uma prática pedagógica que oportunize múltiplas experimentações, múltiplas expressões, criando uma conexão em rede e que permitem arquitetar percursos hipertextuais. Podemos dizer que a aplicação potencializa o desenvolvimento de uma situação educativa mais interativa, mas que conforme mostramos nesta pesquisa, outros fatores também transpassam a situação educativa a distância, como a avaliação, e podem obstaculizar a efetividade do processo de mediação pedagógica. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.