Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1382
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_2007_GreycianeLins.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRobredo, Jaime-
dc.contributor.authorLins, Greyciane Souza-
dc.date.accessioned2009-03-02T17:07:00Z-
dc.date.available2009-03-02T17:07:00Z-
dc.date.issued2009-03-02-
dc.date.submitted2007-07-06-
dc.identifier.citationLINS, Greyciane Souza. Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1382-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aborda o tema competência informacional, assunto para o qual, nos últimos anos, organismos e associações internacionais e nacionais que atuam na área de ciência da informação vêm prestando especial atenção. A visão histórica do desenvolvimento do conceito de competência informacional, no marco do acesso globalizado à informação, permitiu abordar na revisão, de literatura o estudo de modelos utilizados, assim como as concepções tecnológicas (technology literacy, computer literacy, etc.). Quanto à área de aplicação, cabe destacar a ênfase dada pelos organismos e associações internacionais e nacionais às derivações da information literacy (competência informacional) em projetos sócio-educacionais e à necessidade urgente de adaptar o perfil dos profissionais da ciência da informação à uma nova e mutante realidade, que passa pela necessidade de atualizar os currículos dos cursos de biblioteconomia e ciência da informação. Com a colaboração de um grupo de especialistas que opinaram através de um questionário estruturado com base no método Delphi, foi alcançada uma visão consensual sobre a inclusão do tema competência informacional nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação. ___________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThe meaning and the scope of the term information literacy, to which, in the last years, international and national organisms and associations acting in the area of information science paid special attention, are discussed. The literature study of the offspring and development of the information literacy concept, as related to the global access to information, makes possible a grounded analysis of the different models proposed for the technology and computer literacy, as well as of their practical implications. The attention paid by the national and international organizations and associations to practical aspects of including information literacy in social and educational projects is emphasized. The updating of the library and information science curricula and syllabus is considered an urgent necessity, in view of adapting the profile of the information professionals to the new changing social reality. With the contribution of a selected group of specialists, a survey, using the Delphi method of opinion convergence, was carried out. The valuable contribution obtained point out some clear directions to implement possible changes in view of including information literacy in the curricula.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInformation literacypt_BR
dc.subject.keywordTechnology literacypt_BR
dc.subject.keywordCompetência informacionalpt_BR
dc.subject.keywordFluência em tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordBiblioteconomia - currículospt_BR
dc.subject.keywordCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordBiblioteconomiapt_BR
dc.subject.keywordBibliotecários - formação profissionalpt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.