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Título : Arte, conhecimento e linguagem : intervenções artísticas em Ituiutaba - MG
Autor : Costa Neto, Anésio Azevedo
Orientador(es):: Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa
Assunto:: Arte e sociedade - comunicação
Ituiutaba (MG) - arte - comunicação
Arte - criação - redes sociais
Fecha de publicación : 2-ago-2013
Citación : COSTA NETO, Anésio Azevedo. Arte, conhecimento e linguagem: intervenções artísticas em Ituiutaba - MG. 2013. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte Contemporânea)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumen : Esta pesquisa teórica-prática tem por intuito a utilização das Redes Sociais da Internet (RSIs) como meio para alcançar um diálogo colaborativo em processos criativos de intervenções urbanas. Para isso, o presente trabalho parte do pressuposto da linguagem como jogo, a fim de alcançar uma compreensão de seu sentido como uso e, assim, compreender as fissuras comunicacionais existentes na comunicação do autor para com o mundo. Fissura, aqui, toma certa complexidade e se significa a partir da incomunicabilidade: abertura não preenchida entre sujeito e mundo. A exploração do terreno da linguagem tem por objetivo estabelecer possíveis relações de sentido a partir da expressividade permitida pela criação poética, no intuito de problematizar as fissuras comunicacionais: aquilo que não consegue ser dito pelo simples uso das regras de linguagem e se debruça nos espaços da comunicação. Nesta proposta, o espaço não nos aparece simplesmente como o contexto metafórico de enunciação de um discurso, mas também como local físico (e virtual) de sua enunciação: o espaço de/em relação com outras pessoas – e até comigo mesmo –, a cidade. Aqui, a palavra busca sua corporeidade à medida que não alcança facilmente seu objetivo, que é a de se comunicar; ela (a palavra) almeja a permanência no espaço, pois não se fragmenta tal como ocorre no momento da enunciação discursivo-verbal: torna-se, portanto, indício, marca de um discurso não plenamente concretizado ou concretizado em múltiplas dimensões (espaços-temporais). Assim, o ímpeto comunicativo se prende antes ao espaço (seja ele físico ou virtual) do que ao momento, estando, assim, o discurso sujeito às mutações locativas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to establish a dialogue between various types of minds by Internet’s Social Network in order to produce a colaborative creative process on artistic urban interventions. For this, the present paper assumes language as a game, in order to achieve a comprehension of its meaning and use, and thus understand the cracks in author's communication within the world. Fissure here can take some meaningful complexity from incommunicability: unfilled opening between subject and world. The exploration of language’s fields aims to establish possible relationships of meaning from expressivity allowed by poetic creation, in order to question communication’s crack: somethings that cannnot be said by the simple use of language’s rules. In this proposal, the space appears to us not just as the metaphorical context of a speech enunciation, but also as physical location (and virtual) of enunciation: the space in which I maintain my relation to others - and to myself - the city. The word claims for its corporeality as soon as it easily loss its goal, which is to communicate; the word aspires for its permanence in space for there is no such fragmantation as it occurs in common discourse: it becames [the word] an evidence of a discourse which became more concrete in multiple dimensions – space and time. So, communication’s impetuosity fixes at space: the artist is located and its perception contributes for significant transformartions in public space.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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