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Título: O letramento de adultos na empresa : uma forma de legitimar a alienação ou uma questão de sobrevivência?
Autor(es): Ivo, Elda Alves Oliveira
Orientador(es): Vieira, Josênia Antunes
Assunto: Letramento
Análise do discurso
Ideologia
Identidade
Data de publicação: 5-Ago-2013
Referência: Ivo, Elda Alves Oliveira. O letramento de adultos na empresa: uma forma de legitimar a alienação ou uma questão de sobrevivência? 2013. xvi, 172 f., il. Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Sob a ótica da Teoria Social do Discurso, no viés da Análise de Discurso Crítica (ADC), como aporte teórico e metodológico, e ainda, em um diálogo transdisciplinar com os pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento, da Ideologia e de suas contribuições e da constituição da Identidade no contexto da globalização, esta pesquisa O letramento de adultos na empresa: uma forma de alienação ou uma questão de sobrevivência? tem como objetivo analisar a produção textual de alunos de um curso de alfabetização de jovens e adultos, desenvolvido para os funcionários e ministrado na empresa. Esta análise tem a finalidade de verificar se as práticas discursivas dos alunos estão associadas e condicionadas ao contexto de polêmicas acerca do trabalho da empresa na cidade, e, ainda, se refletem por meio da construção identitária e das ideologias predominantes, as formas de legitimar a alienação e de assegurar a sobrevivên- cia como estratégias de fortalecimento desses sujeitos diante da natureza das relações e das formas simbólicas que as expressam, sendo tudo intermediado pela linguagem. A pesquisa defende a tese de que na produção textual dos alunos no letramento de adultos na empresa, as práticas discursivas refletem as formas de legitimar a alienação e de assegurar a sobrevivência. Com vistas a atingir o objetivo, analiso quatro textos produzidos pelos alunos e três reportagens sobre o trabalho da Empresa na cidade. Este corpus é analisado para responder a três questões: (i) É possível identificar marcas linguís- tico-discursivas do discurso da Empresa, na produção textual dos alunos?; (ii) Os discursos da mídia ao representar a Empresa permeiam a produção textual dos alunos?; (iii) Como as práticas de letramento dos alunos representam dis- cursivamente a legitimação, a alienação e a sobrevivência? A metodologia é de cunho qualitativo e as categorias analíticas são embasadas em Fairclough (1992, 2003), em Thompson (1995) e em van Leeuwen (1998). Os resultados indicam que, na produção textual dos alunos no letramento de adultos na Empresa, as práticas discursivas estão associadas e condicionadas ao contexto apresentado e refletem as formas de legitimar a alienação e de assegurar a sobrevivência como estratégias de fortalecimento desses sujeitos, diante da natureza das relações e das formas simbólicas que as expressam, sendo tudo intermediado pelo discurso. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
From the perspective of Social Theory of Discourse, based on the Critical Dis- course Analysis (CDA), as a theoretical and methodological framework, and yet, in a transdisciplinary dialogue with the theoretical assumptions of the New Li- teracy Studies as well as the Ideology its contributions towards the construction of identity in the context of globalization, this research entitled The literacy of adults in the enterprise: a form of alienation or a question of survival? aims to analyze the writing production of students in a literacy course for young people and adults, developed for the employees in the company. This analysis seeks to verify whether the students discursive practices are associated and conditioned to the context of controversies about the company’s work in the city, and also if they reflect, through the construction of identity and prevalent ideologies, forms of legitimating alienation and ensuring the survival as strengthening strategies for these individuals towards the nature of relationships and of the symbolic forms they express, everything being mediated by language. The research supports the thesis that the writing production of students in adult literacy in the company, their discursive practices reflect ways of legitimizing the alienation and ensuring survival. In order to achieve the goal, four texts produced by students and three reports on the company’s work in the city are analyzed. This corpus is analyzed to answer three questions: (i) Is it possible to identify discursive speech marks in the company’s discourse, in students writing pro- duction? (ii) Are the media discourses, when representing the company, evident in the students writing production? (iii) How do the students’ literacy practices represent discursively legitimation, alienation and survival? The methodology adopted is qualitative and analytical categories are based on Fairclough (1992, 2003), Thompson (1995) and van Leeuwen (1998). The results indicate that in the students writing production of adult literacy in the company, the discursive practices are associated and conditioned to the research context and reflect the forms of legitimating alienation and ensuring the survival strategies for the strengthening these individuals, given the nature of relationships and symbolic forms they express, everything being mediated by discourse.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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