http://repositorio.unb.br/handle/10482/13869
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2013_MariaHeleniceBarroso.pdf | 12,07 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | No palco das reminiscências : as cores do cordel no Brasil e em Portugal |
Auteur(s): | Barroso, Maria Helenice |
Orientador(es):: | Costa, Cléria Botêlho da |
Coorientador(es):: | Júdice, Nuno |
Assunto:: | Literatura de cordel Cultura popular |
Date de publication: | 6-aoû-2013 |
Data de defesa:: | 26-avr-2013 |
Référence bibliographique: | BARROSO, Maria Helenice. No palco das reminiscências: as cores do cordel no Brasil e em Portugal. 2013. 258 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Résumé: | A presente tese teve como proposição investigar a influência portuguesa na
formação do cordel brasileiro, no período de 1893 a 1930. No intuito de analisar tais influências, busquei reconstruir a história do cordel português e como os folhetos
portugueses chegaram ao Brasil. Tal preocupação teve como objetivo perceber como se formou o gosto dos brasileiros pelas narrativas de cordel. Nesta pesquisa trabalhei com a hipótese de que o cordel brasileiro, em sua formação, teve e continua tendo marcas da cultura portuguesa. Todavia, ao longo do tempo ele foi se reconfigurando, adquirindo tonalidades específicas de brasilidade. As práticas culturais dos colonizadores
portugueses, no embate com nossas culturas, passaram por um processo de negociação
que influenciou a formação do cordel brasileiro. No cotejo realizado entre as narrativas portuguesas e brasileiras foi possível perceber as permanências e as ressignificações, quanto à temática, construção do personagem, organização do tempo, do espaço, bem como no formato editorial dos folhetos de cordel brasileiro. As permanências bem como as ressignificações são de grande importância na medida em que refazem identidade e estabelecem o sentimento de pertença ao grupo. O trabalho investigativo também teve como objetivo perceber como as idéias recorrentes no tempo histórico em que foi forjada essa prática no Brasil se fizeram constitutivas dessas narrativas. As narrativas de
cordel apresentam uma relação compartilhada entre narrador e ouvinte. As mesmas têm
como função social o entretenimento, a crítica social, a transmissão das tradições. Desse modo, se constituem como espaço de construção e reconstrução da memória coletiva. Concebo a cultura como uma criação dos sujeitos sociais que no processo de criação e reconfiguração das suas práticas culturais se tornaram sujeitos da história brasileira, na medida em que aceitaram, mas também questionaram e ao seu modo instituíram novas práticas, e, desse modo configuraram novos modos de fazer e viver. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This thesis proposes to investigate the Portuguese influence on the formation of Brazilian cordel, between 1893 and 1930. In order to analyze such influences, I sought to rebuild the history of Portuguese cordel, and how the Portuguese leaflets arrived in Brazil. Such concern was to realize how it formed the like of Brazilians for the cordel narratives. My hypothesis is that Brasilian cordel had been and it continues to have marks of the Portuguese culture. However, it was being reconfigured itself over, acquiring specific shades of Brazilianess. The cultural practices of the Portuguese settlers, in clash with our cultures, went through a process of negotiation that influenced the formation of the Brazilian cordel. In the compare conducted between Portuguese and Brazilian narratives it was possible to realize the permanencies and reinterpretations, as the theme, character building, organization of time, of space, and the editorial format of the leaflets of Brazilian cordel. The permanencies, along with the reinterpretations, are of great importance in that redo the identity and establish the sense of belonging to the group. The research work also aimed to understand how ideas recurring in historical time in which this practice was forged in Brazil became constitutive of these narratives. The cordel narratives have a shared relationship between narrator and listener. The same have as social function the entertainment, social criticism, the transmission of traditions. Thus, they constitute a space for construction and reconstruction of collective memory. I conceive culture as a creation of social subjects in the process of creation and reconfiguration of their cultural practices have become subject of Brazilian history, as it accepted, but also questioned and, in their own way, instituted new practices, and thereby shaped new ways of doing and living. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em História, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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