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Título : Vozes do mar e do sertão : memória e história na literatura oral cearense e na obra de Natércia Campos
Autor : Porto, Zuleica Maria Souza
Orientador(es):: Almarza, Sara
Assunto:: Campos, Natércia, 1938-2004 - crítica e interpretação
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc
Literatura folclórica
Fecha de publicación : 21-ago-2013
Citación : PORTO, Zuleica Maria Souza. Vozes do mar e do sertão: memória e história na literatura oral cearense e na obra de Natércia Campos. 2013. 270 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumen : Este trabalho estuda a permanência da literatura oral cearense na memória coletiva e na obra da escritora Natércia Campos (Fortaleza-Ce, 1939-2004). Por meio de pesquisa de campo, foi comprovada a importância dos conteúdos da oralidade no cotidiano de duas comunidades, a praia de Quixaba e o aldeamento Genepapo-Kanindé da Lagoa da Encantada. E a análise detalhada de toda a obra de Natércia Campos permite sua inclusão em uma comunidade literária que alia a herança ancestral às soluções artísticas contemporâneas. Na tese são fundamentais os seguintes referenciais teóricos: a obra de Capistrano de Abreu e as reflexões de Alfredo Bosi sobre a formação de nossa cultura nos primeiros tempos da ocupação portuguesa das terras cearenses, pois Natércia Campos permeia sua ficção de dados historiográficos sobre o período colonial; o pensamento de Paul Ricoeur sobre as relações entre memória, história e ficção; os ensaios de Bachelard sobre a imaginação da matéria, pois é notável a presença dos quatro elementos, seja na obra de Natércia, seja nos relatos orais; o sistema crítico proposto por Ángel Rama, aplicado na análise da construção do texto literário da autora, que elabora de forma original e concisa os relatos da tradição oral; as considerações de García Canclini e Paul Zumthor alimentam as reflexões sobre a permanência dos conteúdos orais nas comunidades estudadas e as transformações que sofreram no decorrer do tempo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper studies the persistence of Ceará’s oral literature in the collective memory and in the work of the writer Natércia Campos (Fortaleza-Ceará, 1939-2004). Through field research, has been confirmed the importance of orality contents in the daily life of two communities, the beach of Quixaba and the village Genepapo-Kanindé in Lagoa da Encantada. And the detailed analysis of Natércia Campos’ whole work allows her inclusion in a literary community that combines ancestral heritage to contemporary artistic solutions. In the thesis, the following theoretical references are fundamental: the work of Capistrano de Abreu and Alfredo Bosi's reflections on the formation of our culture in the early days of the Portuguese occupation of Ceará’s lands, considering that Natércia Campos permeates cal data on the colonial period; Paul Ricoeur's thought on the relationship between memory, history and fiction; Bachelard’s essays on the imagination of material, since the presence of the four elements is remarkable in Natércia Campos’ work and in the oral tales as well; the critical system proposed by Ángel Rama is applied in the analysis of the author's literary text construction, which draws up stories of oral tradition in such a unique and concise way; García Canclini and Paul Zumthor’s considerations, which fed the reflections on the permanence of oral contents in the communities studied and the transformations undergone over time. ______________________________________________________________________________ RESUMEN
Este trabajo estudia la permanencia de la literatura oral cearense en la memoria colectiva y en la obra de la escritora Natércia Campos (Fortaleza-Ceará, 1939-2004). Mediante la investigación de campo, se comprobó la importancia de los contenidos de la oralidad en el cotidiano de dos comunidades, la playa de Quixaba y la aldea Genepapo-Kanindé en la Lagoa da Encantada. El análisis detallado de toda la obra de Natercia Campos permite su inclusión en una comunidad literaria que alía la herencia ancestral a las soluciones artísticas contemporáneas. En la tesis son fundamentales los siguientes referentes teóricos: la obra de Capistrano de Abreu y las reflexiones de Alfredo Bosi sobre la formación de nuestra cultura en los primeros tiempos de la ocupación portuguesa en tierras cearences, pues Natércia Campos permea su ficción con datos historiográficos sobre el periodo colonial; el pensamiento de Paul Ricoeur sobre las relaciones entre memoria, historia y ficción; los ensayos de Bachelard sobre la imaginación de la materia, pues la presencia de los cuatro elementos es notable tanto en la obra de Natércia como en los relatos orales; el sistema crítico propuesto por Ángel Rama, aplicado al análisis de la construcción del texto literario de la autora, que elabora de forma original y concisa los relatos de la tradición oral; las consideraciones de García Canclini y Paul Zumthor que alimentaron las reflexiones sobre la permanencia de los contenidos orales en las comunidades estudiadas y las transformaciones que sufrieron con el transcurso del tiempo.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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