http://repositorio.unb.br/handle/10482/14023
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CriatividadeMatematicaIdentificacao.pdf | 44,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Criatividade em Matemática : identificação e promoção de talentos criativos |
Outros títulos: | Creativity in Mathematics : identification and promotion of the creative talents |
Autor(es): | Gontijo, Cleyton Hércules |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino Criatividade (Educação) Professores de matemática |
Data de publicação: | Jul-2007 |
Editora: | Universidade Federal de Santa Maria |
Referência: | GONTIJO, Cleyton Hércules. Criatividade em Matemática: identificação e promoção de talentos criativos. Revista Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 481-494, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/687/495>. Acesso em: 22 ago. 2013. |
Resumo: | Nos últimos anos, a produção acadêmica no campo da Educação Matemática
cresceu significativamente no Brasil, permitindo a difusão de teorias e práticas
que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Entretanto, essa
produção ainda é incipiente no que se refere à criatividade. Este trabalho, portanto,
discute a importância de se propiciar o desenvolvimento da criatividade em
Matemática e apresenta características potenciais de alunos criativos nesta
área. Desta forma, tem-se por objetivo o favorecimento da identificação de alunos
criativos por parte dos professores, para que eles possam ser direcionados para
atividades de seu interesse. Além disso, este trabalho apresenta algumas
estratégias para serem utilizadas com todos os alunos, visando o desenvolvimento
da criatividade no campo da Matemática. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT In the last years, the academic researches on the field of Mathematical Education have increased significantly in Brazil, permitting the diffusion of theories and practices that can contribute to the improvement of teaching quality. However, this production is still incipient when it refers to creativity. This paper, therefore, discusses the importance of promoting the development of creativity in Mathematics and it presents creative students’ potential characteristics in this area, aiming at the identification of creative students by the teachers, who have to address them for activities in their interest areas. Furthermore, this paper presents some strategies that can be used with all kind of students and aiming to develop the creativity in the mathematics field. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Licença: | Revista Educação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/index. Acesso em: 22 ago. 2013. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.