Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14026
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_MotivacaoCriatividadeMatematica.pdf145,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio
Otros títulos : Motivation and creativity in Mathematics : a comparative study between second school female and male students
Autor : Gontijo, Cleyton Hércules
Fleith, Denise de Souza
Assunto:: Matemática - estudo e ensino
Criatividade (Educação)
Professores de matemática
Fecha de publicación : oct-2009
Editorial : Faculdade de Educação da UNICAMP
Citación : GONTIJO, Cleyton Hércules; FLEITH, Denise de Souza. Motivação e criatividade em Matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, p.147-167, out. 2009. Número Especial. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2059/1864>. Acesso em: 23 ago. 2013.
Resumen : O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this study was to investigate the perception of 100 students, males and females, attending 3rd year of a private Secondary School in the Federal District, with respect to motivation in Mathematics, as well as their performance in a creativity test and in a creativity test in Mathematics. The Scale of Motivation in Mathematics, the Torrance Tests of Creative Thinking and the Creativity Test in Mathematics were administered. The results indicated that, as for motivation in relation to Mathematics, male students demonstrated more favorable perception in relation to two of the six factors of the administered scale: “Games and Challenges” and “Problem Resolution”, while female students demonstrated a more favorable perception just in relation to the factor “Study Habits.” There were no significant differences among boys and girl students concerning creativity measures. However, the male students presented superior performance when compared to female students in relation to creativity in Mathematics.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença:: ETD - Educação Temática Digital - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil (CC BY-NC 3.0 BR)). Fonte: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/index. Acesso em: 23 ago. 2013.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14026/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.