http://repositorio.unb.br/handle/10482/14030
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_EdsonFerreiraMorais.pdf | 19,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Headshot : análise dos aspectos estéticos nos jogos de tiro com perspectiva de primeira pessoa |
Autor(es): | Morais, Edson Ferreira de |
Orientador(es): | Gatti, Thérèse Hofmann |
Assunto: | Jogos por computador Estética Vídeo games |
Data de publicação: | 26-Ago-2013 |
Data de defesa: | 10-Abr-2013 |
Referência: | MORAIS, Edson Ferreira de. Headshot: análise dos aspectos estéticos nos jogos de tiro com perspectiva de primeira pessoa. 2013. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Essa dissertação é o resultado de estudos e análises que buscam deinir e caracterizar uma estética para os games observando um grupo especíico de jogos eletrônicos, os jogos de ação com perspectiva de primeira pessoa, ou First Person Shooter. Estes jogos perduram com
características semelhantes por mais de vinte anos e o trabalho demonstra que nesse tempo
esse subgênero dos jogos de ação desenvolveu um modelo estético próprio. O texto inicia apresentando análise de jogos em duas fases temporais, a primeira de construção da estética
e a segunda de replicação e aperfeiçoamento, para depois embasar teoricamente uma estética
para os games, nesse embasamento a estética foi dividida em quatro aspectos estéticos, regras, geograia e representação, número de jogadores e narrativa. O texto traz a exposição do objeto com breve histórico dos videogames, conta a evolução dos consoles caseiros, e dos jogos de ação com perspectiva de primeira pessoa, partindo do início da década de noventa até o ano de 2012. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation is the result of studies and analyzes that seek to deine and characterize an aesthetic for games by observing a speciic group of games, action games with a irst person perspective, or First Person Shooter. These games with similar characteristics persist for more than twenty years and in that time the text demonstrates that, in this space of time, this subgenre of action games developed an aesthetic model itself. The text begins by presenting the analysis of games in two time-lines, the irst represents the building of an aesthetic model and the se- cond is the replication and enhancement of that model. After that is explained theoretically an aesthetic for the games, in which it was divided into four aesthetic aspects, rules, geography and representation, number of players and narrative. The text brings exposure to the subject with a brief history of video games, account of the evolution of home consoles, and action games with a irst person perspective, starting from the beginning of the nineties up to the year 2012. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013. |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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