http://repositorio.unb.br/handle/10482/14200
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2013_LidiaSilvaRodrigues.pdf | 685,61 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização |
Auteur(s): | Rodrigues, Lídia da Silva |
Orientador(es):: | Bortoni-Ricardo, Stella Maris |
Assunto:: | Alfabetização Jogos educativos Brincadeiras Aprendizagem |
Date de publication: | 26-sep-2013 |
Data de defesa:: | 26-jui-2013 |
Référence bibliographique: | RODRIGUES, Lídia da Silva. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. 2013. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Résumé: | Este estudo tem por objetivo analisar o emprego e a importância de jogos e
brincadeiras como estratégias alternativas na organização do trabalho pedagógico
significativo em turma de alfabetização. De natureza qualitativa, constitui-se em
uma pesquisa desenvolvida no ano letivo de 2012, realizada em uma escola
pública de Ensino Fundamental – séries iniciais, na cidade satélite Recanto das
Emas DF, com os seguintes participantes: vinte e oito alunos do 1º Ano turma “C”
do Bloco Inicial de Alfabetização e a professora regente dessa turma. O método
de pesquisa utilizado se constituiu em três etapas a partir dos seguintes
procedimentos: 1ª - entrevista com a professora regente, 2ª -observações nas
coordenações coletivas e individuais da professora, observações em sala de aula
e registros no diário de campo, e 3ª - entrevista com os alunos da turma. Em suma, acreditamos que essa pesquisa abre caminho para um importante debate
entre aprendizagem e ludicidade no espaço de sala de aula de alfabetização,
como forma de repensar ações educativas mais significativas que levem em
consideração todos os agentes de construção do processo de ensino
aprendizagem numa perspectiva lúdica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this study is to analyze the use and the relevance of games and amusements as alternative strategies for the pedagogical work. It is a qualitative research carried out in a literacy class during the year of 2012, in a public school of Recanto das Emas, Federal District, Brazil. The subjects of the research were 28 literacy students and their teacher. The methodology comprised participant observation of classes and teachers’ meetings and interviews with the teacher and her pupils. The analysis of the data shows that a meaningful learning can profit from the use of ludic activities in the classroom. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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