Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Leal, Soraya Coelho | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Ana Cristina Barreto | - |
dc.contributor.author | Toledo, Orlando Ayrton de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-27T19:23:39Z | - |
dc.date.available | 2013-09-27T19:23:39Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Soraya Coelho; BEZERRA, Ana Cristina Barreto; TOLEDO, Orlando Ayrton de. Effectiveness of teaching methods for toothbrushing in preschool children. Brazilian Dental Journal, Ribeirão Preto, v. 13, n. 2, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-64402002000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=en> Acesso em: 26 set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402002000200011. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14224 | - |
dc.description.abstract | Com o objetivo de avaliar a capacidade de aprendizagem de
crianças pré-escolares quanto às técnicas de escovação, foram
utilizados três diferentes métodos de instrução e reforço, em uma
creche de Brasília, DF. Quarenta crianças foram divididas por
faixa etária em dois grupos de 3 e 4 anos de idade e 5 e 6 anos de
idade, respectivamente. Foram aplicados os seguintes métodos
de instrução e reforço: I – audiovisual, II – criança como modelo,
III – instrução individual. Para a avaliação da eficácia dos métodos, após a aplicação de cada um deles foi realizada profilaxia
profissional e aguardou-se 48 horas sem que qualquer
procedimento de higienização fosse efetuado. Foram realizados
evidenciação de placa e o registro do índice de placa. As crianças
fizeram a escovação de acordo com o que aprenderam através do
método de instrução aplicado anteriormente e feito novo registro
do índice de placa. Os dados foram analisados estatisticamente e
mostraram que após a aplicação de todos os métodos houve
redução do índice de placa para os dois grupos. Quando os
métodos foram comparados entre si, o método de instrução
individual foi o que apresentou melhores resultados. Outra
conclusão foi de que as crianças de 5 e 6 anos apresentaram maior
capacidade de desempenho e aprendizagem que as crianças de 3
e 4 anos de idade. | en |
dc.language.iso | Inglês | en |
dc.publisher | Fundação Odontológica de Ribeirão Preto | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Effectiveness of teaching methods for toothbrushing in preschool children | en |
dc.title.alternative | Avaliação da eficácia do ensinamento de métodos de escovação dentária em crianças pré-escolares | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Dentes - cuidado e higiene | en |
dc.subject.keyword | Higiene dental | en |
dc.subject.keyword | Odontologia preventiva | en |
dc.subject.keyword | Cáries dentárias - prevenção | en |
dc.subject.keyword | Crianças - saúde e higiene | en |
dc.rights.license | Brazilian Dental Journal - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-6440&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 set. 2013. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402002000200011 | en |
dc.description.abstract1 | Three different methods of instruction and motivation were used to assess the learning process and ability of preschool children in
performing toothbrushing. Forty children from a private nursery of Brasília, DF, Brazil, were divided into 2 groups according to age
(3-4 years old and 5-6 years old). The following methods of instruction and reinforcement were applied: I - audiovisual; II - child as
a model; III - individual instruction. Professional prophylaxis was then performed and the children remained 48 hours without any kind
of oral hygiene. Plaque disclosing and plaque index were carried out and recorded. The children subsequently brushed their teeth
according to each method of instruction and a new plaque index was recorded. The data were analyzed statistically using the Student
t-test and the comparison of two proportions. The results showed that the children of both groups reduced plaque index and that the
individual instruction method was superior (p<0.05) to the others at all ages. Children older than 5 years of age were able to learn and
accomplish toothbrushing better than younger children. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|