http://repositorio.unb.br/handle/10482/14224
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EffectivenessTeachingMethods.pdf | 27,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Effectiveness of teaching methods for toothbrushing in preschool children |
Outros títulos: | Avaliação da eficácia do ensinamento de métodos de escovação dentária em crianças pré-escolares |
Autor(es): | Leal, Soraya Coelho Bezerra, Ana Cristina Barreto Toledo, Orlando Ayrton de |
Assunto: | Dentes - cuidado e higiene Higiene dental Odontologia preventiva Cáries dentárias - prevenção Crianças - saúde e higiene |
Data de publicação: | 2002 |
Editora: | Fundação Odontológica de Ribeirão Preto |
Referência: | LEAL, Soraya Coelho; BEZERRA, Ana Cristina Barreto; TOLEDO, Orlando Ayrton de. Effectiveness of teaching methods for toothbrushing in preschool children. Brazilian Dental Journal, Ribeirão Preto, v. 13, n. 2, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-64402002000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=en> Acesso em: 26 set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402002000200011. |
Resumo: | Com o objetivo de avaliar a capacidade de aprendizagem de crianças pré-escolares quanto às técnicas de escovação, foram utilizados três diferentes métodos de instrução e reforço, em uma creche de Brasília, DF. Quarenta crianças foram divididas por faixa etária em dois grupos de 3 e 4 anos de idade e 5 e 6 anos de idade, respectivamente. Foram aplicados os seguintes métodos de instrução e reforço: I – audiovisual, II – criança como modelo, III – instrução individual. Para a avaliação da eficácia dos métodos, após a aplicação de cada um deles foi realizada profilaxia profissional e aguardou-se 48 horas sem que qualquer procedimento de higienização fosse efetuado. Foram realizados evidenciação de placa e o registro do índice de placa. As crianças fizeram a escovação de acordo com o que aprenderam através do método de instrução aplicado anteriormente e feito novo registro do índice de placa. Os dados foram analisados estatisticamente e mostraram que após a aplicação de todos os métodos houve redução do índice de placa para os dois grupos. Quando os métodos foram comparados entre si, o método de instrução individual foi o que apresentou melhores resultados. Outra conclusão foi de que as crianças de 5 e 6 anos apresentaram maior capacidade de desempenho e aprendizagem que as crianças de 3 e 4 anos de idade. |
Abstract: | Three different methods of instruction and motivation were used to assess the learning process and ability of preschool children in performing toothbrushing. Forty children from a private nursery of Brasília, DF, Brazil, were divided into 2 groups according to age (3-4 years old and 5-6 years old). The following methods of instruction and reinforcement were applied: I - audiovisual; II - child as a model; III - individual instruction. Professional prophylaxis was then performed and the children remained 48 hours without any kind of oral hygiene. Plaque disclosing and plaque index were carried out and recorded. The children subsequently brushed their teeth according to each method of instruction and a new plaque index was recorded. The data were analyzed statistically using the Student t-test and the comparison of two proportions. The results showed that the children of both groups reduced plaque index and that the individual instruction method was superior (p<0.05) to the others at all ages. Children older than 5 years of age were able to learn and accomplish toothbrushing better than younger children. |
Licença: | Brazilian Dental Journal - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-6440&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 set. 2013. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402002000200011 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.