Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1427
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_PerfilAlunoCursoArquivologiaUnB.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O perfil do aluno do curso de Arquivologia da UnB
Autor : Sousa, Renato Tarciso Barbosa de
Canuto, Rejane Soares
Assunto:: Futuro profissional
Preparação profissional
Formação do arquivista
Perfil acadêmico
Fecha de publicación : 2002
Citación : SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de; CANUTO, Rejane Soares. O perfil do aluno do curso de Arquivologia da UnB. Cenário Arquivístico, Brasília, v. 1, p. 27-30, ¡an./jun. 2002.
Resumen : A sociedade, sofreu grandes mudanças, desde o início do século, com a explosão da informação e a banalização do uso e propagação de novas tecnologias. Nesse novo cenário está o profissional que se confronta com profundas modificações resultantes de novos parâmetros de produção, circulação e uso da informação arquivística. Estas transformações no cenário arquivístico exigem do profissional a capacidade de interagir com as novas demandas sociais, organizacionais, culturais e científicas. Para traça o perfil do aluno do curso de Arquivologia foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados, elaborado a partir de grandes núcleos de questões, a saber: dados sócioeconômicos; hábitos culturais; avaliação do curso pelo aluno; estágio/trabalho do estudante. Foram aplicados 142 questionários o que representa 45,95% de um universo de 309 alunos matriculados até o primeiro semestre letivo de 2000. Os resultados da pesquisa foram muito reveladores, nos mostra um aluno interessado em atuar na área e que fez a opção pelo curso por estar ciente que o mercado de trabalho é muito promissor, tem um capital cultural bom, ao contrário das pesquisas realizadas na Universidade Federal Fluminense e Uni-Rio é que está otimista em relação ao seu futuro apesar de concordar que a disciplina ainda é carente em relação ao seu espaço e reconhecimento, é um aluno ¡ovem que vê nos estágios uma forma de se aperfeiçoar e se preparar para o mercado de trabalho.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/1427/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.