Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14282
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_SaraMariaBrittoMariano.pdf6,05 MBAdobe PDFView/Open
Title: A estruturação de notações na iconografia, música, dança e escrita como base para a reflexão acerca dos códigos escriturais no teatro
Authors: Mariano, Sara Maria Britto
Orientador(es):: Veloso, Jorge das Graças
Assunto:: Notação
Teatro (Literatura)
Dramaturgia
Partitura
Performance (Arte)
Issue Date: 8-Oct-2013
Citation: MARIANO, Sara Maria Britto. A estruturação de notações na iconografia, música, dança e escrita como base para a reflexão acerca dos códigos escriturais no teatro. 2013. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Essa dissertação trata da presença de uma ou mais notações no campo das performances teatrais, limitando o espectro de estudo ao Ocidente. Desde a arte parietal, a título de mostrar os primeiros registros sobre cada área, com foco maior no século XX, no qual mais se desenvolvem e se debatem ideias, conceitos e teorias a respeito do tema – o confronto entre o texto falado e o escrito –, especialmente nas artes cênicas. Como referência para a argumentação, o mesmo processo de análise em relação à notação é realizado em quatro outros campos. Na iconografia, com suas formas, cores e materiais que designavam estilos e códigos de dominância social em favor de classes sócio-políticas. Na dança, especialmente a clássica, devido à necessidade de estruturação técnica e a possibilidade de transmissão e controle dos elementos relacionados com movimento. Na música, observa-se com mais clareza o processo de configuração de formas de transcrição, adequadas às demandas de estilos musicais, composicionais e de instrumentos e vozes diversas. E no código escritural, a letra e seus reflexos como elemento de influência nas camadas sócio-políticas e artísticas, em especial na dramaturgia teatral. O trabalho analisa a falta de um ou mais códigos específicos para a performance teatral (na qual haja predominância verbal) e – com base nos benefícios e especificidades do trabalho com um registro notatório nas áreas descritas e revisão bibliográfica – busca também que autores abordam o tema, a necessidade e a funcionalidade em pesquisa e transmissão, e como os treinamentos e as vocalidades são afetados por um registro específico. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation deals with the presence of one or more notations in the field of theatrical performances, limiting the spectrum of study in the West. Since the parietal art, by way of showing the first records of each area, with greater focus on the twentieth century, in which further develop and discuss ideas, concepts and theories on the subject - the confrontation between the written and spoken word - especially in the performing arts. As a reference to the argument, the same process of analysis in relation to the rating is carried out in four other fields. In iconography, with its shapes, colors and materials that designated styles and codes of dominance in social class socio-political. In dance, especially classical, because of the need for structuring technique and the possibility of transmission and control of the elements related to movement. In music, we observe more clearly the process of setting up forms of transcription, appropriate to the demands of musical styles, compositional and various instruments and voices. And in the code entry, the letter and its effects as an element of influence in layers socio-political and artistic, especially in playwriting theater. The study analyzes the failure of one or more specific codes for theatrical performance (which there is predominantly verbal) and – based on the benefits and specifics of working with a record of notation areas described and literature review – the authors also seeks to address the theme, the necessity and functionality in research and transmission, and how the training and vocalities are affected by a specific record.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14282/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.