Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14367
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdf365,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJanuário, Lívia Milhomem-
dc.contributor.authorTafuri, Maria Izabel-
dc.date.accessioned2013-10-17T16:47:17Z-
dc.date.available2013-10-17T16:47:17Z-
dc.date.issued2010-06-
dc.identifier.citationJANUARIO, Lívia Milhomem; TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652010000100004.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14367-
dc.description.abstractO artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicotten
dc.title.alternativeTransferential relation with autistic children : a contribution from Winnicott’s approachen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordTransferência (Psicologia)en
dc.subject.keywordInterpretações psicoanalíticasen
dc.subject.keywordWinnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretaçãoen
dc.subject.keywordAutismoen
dc.rights.licensePsicologia Clínica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2013.en
dc.description.abstract1This article reflects about the transferential relation in the psychoanalytic clinic with autistic children. It is verified that, from the work of Melanie Klein (1930), the analysis of transference with autistic children is carried out through verbal interpretations and the place of the analyst is that of an interpreter. From the thought of Winnicott, the analyst gains another place in the transferential situation with the autistic child, far beyond the function of an interpreter. Winnicott emphasizes the ideas of holding, interpretation, and the model of a “good enough mother” as a guide for the transference and the importance of non-verbal sensory links in the transferential relation.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.