Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14367
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdf365,06 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
Autre(s) titre(s): Transferential relation with autistic children : a contribution from Winnicott’s approach
Auteur(s): Januário, Lívia Milhomem
Tafuri, Maria Izabel
Assunto:: Transferência (Psicologia)
Interpretações psicoanalíticas
Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretação
Autismo
Date de publication: jui-2010
Référence bibliographique: JANUARIO, Lívia Milhomem; TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652010000100004.
Résumé: O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial.
Abstract: This article reflects about the transferential relation in the psychoanalytic clinic with autistic children. It is verified that, from the work of Melanie Klein (1930), the analysis of transference with autistic children is carried out through verbal interpretations and the place of the analyst is that of an interpreter. From the thought of Winnicott, the analyst gains another place in the transferential situation with the autistic child, far beyond the function of an interpreter. Winnicott emphasizes the ideas of holding, interpretation, and the model of a “good enough mother” as a guide for the transference and the importance of non-verbal sensory links in the transferential relation.
Licença:: Psicologia Clínica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2013.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14367/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.