Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/14428
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ImpactoNivelEvidenciacao.pdf973,46 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Impacto do nível de evidenciação de informações contábeis sobre a precificação de ações no contexto de seleção adversa : uma pesquisa experimental
Autre(s) titre(s): Impact of the level of disclosure of financial information on the pricing of shares in the context of adverse selection
El impacto del nivel de divulgación de las informaciones contables sobre los precios de las acciones en el contexto de la selección adversa : una investigación experimental
Auteur(s): Lima, Diogo Henrique Silva de
Rodrigues, Jomar Miranda
Silva, César Augusto Tibúrcio
Silva, José Dionísio Gomes da
Assunto:: Informação contábil
Ativos (Contabilidade)
Capital (Economia)
Mercado de capitais
Date de publication: jui-2012
Editeur: Centro Universitário FECAP; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Référence bibliographique: LIMA, Diogo Henrique Silva de et al. Impacto do nível de evidenciação de informações contábeis sobre a precificação de ações no contexto de seleção adversa: uma pesquisa experimental. Revista brasileira de gestão de negócios, São Paulo, v.14, n.43, p.159-175, abr./jun. 2012. Disponível em: <http://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/748>. Acesso em: 25 out. 2013.
Résumé: Os gestores conhecem mais sobre o desempenho da organização do que os investidores, o que torna a divulgação de informações uma possível estratégia de diferenciação competitiva, minimizando a seleção adversa. Este trabalho tem como principal objetivo analisar se o nível de divulgação de informações de uma entidade pode impactar a percepção de risco dos indivíduos e o processo de avaliação de suas ações. A pesquisa foi realizada em um estudo experimental por meio de um mercado de capitais simulado com 456 participantes, sendo 353 no experimento principal e 103 no experimento modificado. Investigou-se a precificação das ações de duas empresas com diferentes níveis de divulgação de informação em quatro momentos distintos. A cada momento, informações adicionais sobre o desempenho eram apresentadas aos participantes. A análise dos resultados evidenciou que, mantendo outras variáveis constantes, o nível de divulgação de informações de uma entidade pode impactar as expectativas dos indivíduos e o processo de avaliação de suas ações. Maior nível de divulgação apresentado por uma entidade impactou tanto o valor de sua ação quanto o da outra empresa. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Managers know more about the performance of the performance of the organization than investors, which makes the disclosure of information a possible strategy for competitive diffferentiation, minimizing adverse selection. This paper's main goal is to analyze whether or not an entity's level of disclosure may affect the risk perception of individuals and the process of evaluating their shares. The survey was carried ut in an experimental study with 456 subjects. In a stock market simulation, we investigated the pricing of the stocks of two companies with different levels of information disclosure at four separate stages. The results showed that, when other variables are constant, the level of disclosure of an entity can affect the expectation of individuals and the process of evaluating their shares. A higher level of disclosure by an entity affected the value of its share and the other company's. ________________________________________________________________________________ RESUMEN
Los gestore conocen más sobre el rendimiento de la organización que los inversores, los que hace de la difusión de informaciones una posible estrategia de la diferenciación competitiva, reduciendo al mínimo la selección adversa. Este trabajo tiene como principal objetivo analisar si el nivel de divulgación de informaciones de una entidad puede impactar en la percepción del riesgo de las personas y en el proceso de evaluación de sus acciones. La encuesta de opinión fue realizada en un estudio experimental con 456 participantes (353 de ellos en el experimento principal y 103 en el experimento modificado). En simulación de mercado de capitales se investigó la fijación de precios de las acciones de dos empresas con diferentes niveles de difusión de la información en quatro fases distintas. El análisis de los resultados mostró que al mantener las demás variables constantes, el nivel de divulgación de una entidad puede influir en las expectativas de las personas y el proceso de evaluación para una entidad impactó tanto el valor de sua acción como la de otra empresa.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença:: Revista Brasileira de Gestão de Negócios - A RBGN adota a licença do Creative Commons CC BY-NC-SA 3.0. Permite copiar, distribuir, transmitir o trabalho e adaptá-lo. Caso outra obra seja alterada, transformada ou criada com base nesta, a obra resultante será distribuída somente sob licença idêntica a esta. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: http://rbgn.fecap.br/RBGN/index. Acesso em: 25 out. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v14i43.748
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14428/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.