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Titre: Efeito das notícias pré-divulgadas no lucro : uma análise no setor de metalurgia e siderurgia brasileira
Autre(s) titre(s): Effect of public predisclosure information on earnings : an analysis in the metallurgy and steel industry in brazil
Auteur(s): Pereira, Clesia Camilo
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto:: Balanço (Contabilidade)
Lucros - empresas
Siderurgia
Metalurgia
Date de publication: mar-2011
Editeur: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Référence bibliographique: PEREIRA, Clesia Camilo; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa. Efeito das notícias pré-divulgadas no lucro: uma análise no setor de metalurgia e siderurgia brasileira. BASE – revista de administração e contabilidade da Unisinos, São Leopoldo, v.8, n.1, p.34-44, jan./mar.2011. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/4403>. Acesso em: 31 nov.2013.
Résumé: Este estudo examina a influência sobre as empresas das notícias que a imprensa divulga sobre elas, no período compreendido entre a data de encerramento do trimestre e a divulgação do seu lucro trimestral. Especificamente, o estudo verifica o efeito surpresa que a divulgação do lucro das empresas provoca nos seus preços de mercado, após controle das notícias em que essas empresas são citadas na imprensa. Os testes empíricos, realizados com a utilização do método de dados em painel, apresentam evidências de que o mercado não reagiu, na média, aos lucros quando divulgados, pois tal reação, significativamente positiva, já ocorrera no momento em que as notícias sobre as empresas foram publicadas na imprensa antes da data da divulgação do lucro. Esse resultado é contrário ao documentado na pesquisa de Christensen et al. (2004), nos Estados Unidos, e apresenta indícios de que o mercado brasileiro apresenta eficiência na sua forma semiforte. Os testes de raízes unitárias nas séries e de autocorrelação nos resíduos reforçam a consistência dos resultados apurados. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study examines the influence over companies of press reports related to them in the period between the end of each reporting quarter and the announcement of the companies’ quarterly earnings. Specifically, the study discusses the surprise effect, if any, that the announcement of companies’ earnings produces on their market prices after checking the news reports in which those companies are cited in the press. The empirical tests, carried out using the panel data method, present evidences that the market did not react, on average, to the announcement of quarterly earnings, suggesting that such reactions, which were significantly positive, had already occurred when the reports about the companies were published before the date of the announcement of their quarterly earnings. This finding is contrary to the one documented by Christensen et al. (2004) in the United States and indicates that the Brazilian market is efficient in its semi-strong form. The unit root tests on the series and the autocorrelation of residuals ensure the robustness of the results obtained.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença:: Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos - Este periódico está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/base/article/view/4403. Acesso em: 31 out. 2013.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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