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Titre: Impacto da republicação de demonstrações financeiras no preço das ações de empresas brasileiras
Autre(s) titre(s): Impact of republication of financial statements on the price of shares of brazilian companies
Auteur(s): Netto, Fádua Helou
Pereira, Clesia Camilo
Assunto:: Preços das ações
Informação contábil
Demonstração financeira
Date de publication: jui-2010
Editeur: Universidade Federal de Santa Catarina
Référence bibliographique: NETTO, Fádua Helou; PEREIRA, Clesia Camilo. Impacto da republicação de demonstrações financeiras no preço das ações de empresas brasileiras. Revista contemporânea de contabilidade, v.7, n.14. p.29-50, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2010v7n14p29>. Acesso em: 31 out.2013.
Résumé: Este estudo objetiva investigar se a republicação de demonstrações financeiras impactam no preço das ações. Foram analisadas 197 reapresentações, de 24 empresas brasileiras, no período de 2001 ao segundo trimestre de 2009. Para análise dos dados, foi utilizado o estudo de eventos considerando uma janela de três dias antes até três dias após a data do evento. Os resultados obtidos, considerando a amostra total e na maior parte das subamostras, não foram encontrados retornos anormais acumulados significativamente diferente de zero, indicando que o mercado não reage, nem positiva nem negativamente, às republicações de informações contábeis. Nas republicações por exigência, foi encontrada uma reação positiva do mercado com 1% de significância, mostrando evidências de que o mercado esperava que as reapresentações impactassem mais negativamente as demonstrações. Os resultados obtidos em pesquisas realizadas em outros países se diferem destes resultados, provavelmente pela diferença dos motivos que levaram as empresas brasileiras e estrangeiras a republicarem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigates whether the republication of financial impact the stock price. We analyzed 197 republications of 24 Brazilian companies from 2001 to the second quarter of 2009. For data analysis, we used the event study considering a window of three days before until three days after the date of the event. The results, considering the total sample and in most samples, we can not find cumulative abnormal returns significantly different from zero, indicating that the market does not react, either positively or negatively, the republication of accounting information. In reprints of requirement, found a positive market reaction with 1% significance, showing evidence that the market expected that the reruns impacting more negatively demonstrations. The results obtained in studies conducted in other countries differ from these results, probably due to the difference of the reasons that led the Brazilian and foreign companies to republish.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença:: Revista contemporânea de contabilidade - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR)). Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2010v7n14p29. Acesso em: 31 out. 2013
DOI: https://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2010v7n14p29
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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