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Título: Influência do incentivo ao conservadorismo nas escolhas contábeis relacionadas ao reconhecimento de provisão de contingências passivas
Outros títulos: Influence of conservatism incentive in accounting choices related to the recognition of liabilities contingencies provision
Autor(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Gonçalves, Rodrigo de Souza
Tavares, Adilson de Lima
Lima, Diana Vaz de
Assunto: Contadores
Contabilidade - processo decisório
Data de publicação: Out-2010
Editora: Universidade Regional de Blumenau
Referência: SILVA, César Augusto Tibúrcio et al. Influência do incentivo ao conservadorismo nas escolhas contábeis relacionadas ao reconhecimento de provisão de contingências passivas. Revista universo contábil, Blumenau, v. 6, n.4, p.6-20, out./dez., 2010. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/1380>. Acesso em: 04 nov. 2013.
Resumo: Este estudo investiga as escolhas contábeis relacionadas ao reconhecimento de provisão de contingências passivas em situações de seleção adversa. A seleção adversa surge no momento pré-contratual (AKERLOF, 1970), onde ocorre a assimetria informacional entre principal e agente (JENSEN, 2003). Utilizando os assuntos tratados na Deliberação CVM n° 489/2005, os autores procuram discutir se os contadores conseguem, em situações reais, não ser influenciados pelo ambiente em que estão inseridos. Para tanto,é realizado um experimento (LIBBY, BLOOMFIELD e NELSON, 2002; SPINKLE, 2003) com 343 estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, divididos em dois grupos, sendo o ambiente em um deles alterado pelo uso do chamariz (ARIELY, 2008). Os cenários foram controlados por idade, gênero, nível de experiência, escolaridade e grau de certeza, e os resultados revelam perfil menos conservador para os homens, os inexperientes e os mais jovens, com variações entre duvidosos e confiantes. Por sua vez, as mulheres mais experientes foram conservadoras em todas as proposições do experimento, não sofrendo influência do chamariz. Com os indivíduos que apresentaram perfis extremos (mais, ou menos, conservadores), os resultados são relevantes para os seniores e homens, ratificando as análises precedentes de que a influência do chamariz ocorreu, efetivamente, para os homens. Verifica-se, portanto, que a presença do chamariz pode afetar as decisões, e que a influência pode variar conforme o perfil do indivíduo, tendo os homens um perfil mais agressivo e com maior propensão ao gerenciamento de resultados. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research examines the accounting choices related to the recognition of contingencies provision in situations of adverse selection. The adverse selection occurs at the pre-contractual moment (AKERLOF, 1970), when there is an informational asymmetry between main and agent (JENSEN, 2003). By using the subjects addressed in the CVM Deliberation 489/2005, the authors try to discuss whether accountants manage or not, in real situations, not to be influenced by the surrounding in which they are. Thus, an experiment is conducted (LIBBY; BLOOMFIELD; NELSON, 2002; SPINKLE, 2003)involving 343 graduation and post-graduation students of Accounting Sciences, divided into two groups, being the surrounding in one of the groups altered by the use of a decoy (ARIELY, 2008). The scenarios were controlled by age, gender, experience level, scholarity and degree of certainty, and the results revealed a less conservative profile among the men, the inexperienced and the younger ones, which varied between doubtful and confident. In the case of the women, the most experienced ones were more conservative regarding all the proposals of the experiment, not suffering any influence from the decoy. Among the individuals who showed extreme profiles (more conservative or less) the results were relevant among the adult men and the senior ones, emphasizing the previous analyses which showed that an effective influence of the decoy occurred in the case of the men. It is verified, therefore, that the presence of a decoy can affect the decisions, and that the influence may vary according to the individual’s profile, suggesting that men have a more aggressive profile and are self-directed to results management.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Licença: Revista universo contábil - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/1380. Acesso em: 31 out. 2013.
DOI: https://dx.doi.org/10.4270/ruc.2010428
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