Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Paiva, Polyana Barcelos de | - |
dc.contributor.author | Freire, Fátima de Souza | - |
dc.contributor.author | Fernandes, José Lúcio Tozetti | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-04T19:03:04Z | - |
dc.date.available | 2013-11-04T19:03:04Z | - |
dc.date.issued | 2012-01 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Polyana Barcelos de; FREIRE, Fátima de Souza; FERNANDES, José Lúcio Tozetti. Avaliando o curso de Ciências Contábeis: uma visão dos alunos da UnB. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v.20, n.74, p.89-113, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 nov. 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14508 | - |
dc.description.abstract | O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco do Ministério
da Educação possibilitam a produção de indicadores de qualidade. Com base nos mecanismos
de avaliação disponíveis pelos órgãos avaliadores, questiona-se: qual conceito os alunos de
Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) dariam ao seu curso? O objetivo do
trabalho é identificar pontos fortes e fracos do curso, permitindo que um olhar interno, de
seus alunos iniciantes e concluintes, seja instrumento de autorreflexão e compreensão da
realidade em busca de aperfeiçoamento e melhora da qualidade da educação. Foi feita uma
adaptação do questionário (Reconhecimento de Cursos de Graduação de Bacharelado e
Licenciatura) da avaliação dos cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicado aos alunos de Ciências Contábeis da UnB
que fizeram a prova do Enade em 2009. Conclui-se que, enquanto as qualificações do
coordenador e do corpo docente são os principais pontos fortes, o laboratório especializado,
o programa de atendimento extraclasse, o estágio supervisionado e a assinatura de periódicos
são os principais gargalos do curso. De uma nota entre 1 a 5, o conceito geral dado ao
Curso de Ciências Contábeis pelos seus alunos ficou igual a 3, significando suficiente; vale
ressaltar que os iniciantes atribuíram notas mais altas que os concluintes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The National Examination of Students Performance (Enade/NESP) and the on-site
evaluations of the Ministry of Education allows for the production of quality indicators. Based on the assessment mechanisms made available by the appraisal
organizations, we question: what assessment grade the students in Accounting
Sciences from the University of Brasília (UnB) would give to their course? The
objective is to identify the strengths and weaknesses of the course, allowing an inside
look from the course’s freshmen students and senior undergraduates, also working
as a self-reflection and understanding of the reality in search of refinement and
improvement of education quality. An adaptation of the questionnaire used for the
evaluation of graduation courses by the National Institute of Educational Studies and
Research Teixeira (Inep) (Recognition of Undergraduate Courses and Bachelor Degree)
was produced and thus applied to students of the Accounting Sciences course of
UNB who made the Enade test in 2009. We conclude that while the qualifications of
the coordinator and faculty are key strengths of the course, the specialized
laboratory, the extra-care program, the supervised training and subscriptions to
periodicals are the main hindrances of the course. From the range of possible scores
– between 1 and 5 –, the students general assessment grade of the Accounting
Sciences Course was equal to 3, meaning sufficient; it should be mentioned that
freshmen attributed higher scores than senior undergraduates. _________________________________________________________________________________ RESUMEN | en |
dc.description.abstract | El Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes en Brasil (ENADE) y las
evaluaciones in loco del Ministerio de Educación permiten la producción de
indicadores de calidad. Con base en los mecanismos de evaluación de las
instituciones responsables, surge la pregunta: ¿qué concepto los estudiantes de
Ciencias Contables de la Universidad de Brasilia (UnB) le darían a su curso? El
objetivo de este trabajo es identificar los puntos fuertes y débiles del curso,
permitiendo que una mirada interna, de sus estudiantes iniciantes y de los
avanzados en la carrera, sea un instrumento de autorreflexión y comprensión de
la realidad en búsqueda de perfeccionamiento y mejora de la calidad de la
educación. Se realizó una adaptación del cuestionario (Reconocimiento de Cursos
de Graduación Básica y de Licenciatura) usado en la evaluación de los cursos de
Graduación Básica del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones
Educacionales Anísio Teixeira (INEP). Dicha adaptación se ha aplicado a los
estudiantes de Ciencias Contables de la UnB que hicieron el examen del ENADE en
2009. Se concluye que, por un lado, las calificaciones del coordinador y de los
profesores son los principales puntos fuertes, pero, por otro, el laboratorio
especializado, el programa de atención extra-clase, la pasantía supervisada y las suscripciones a publicaciones periódicas son las principales debilidades del curso.
En una escala de 1 a 5, los alumnos evaluaron el curso de Ciencias Contables en
el grado 03, lo que equivale a suficiente. De este conjunto de estudiantes, los
iniciantes atribuyeron notas más altas que los de final de carrera. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Fundação Cesgranrio | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB | en |
dc.title.alternative | Evaluating the Accounting Sciences course : a perspective from UnB students | en |
dc.title.alternative | Evaluación del curso de Ciencias Contables : una visión de los estudiantes de la UnB (Universidad de Brasilia – Brasil) | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Avaliação de curso | en |
dc.subject.keyword | Ciências contábeis | en |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | en |
dc.rights.license | Revista Ensaio - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 1 nov. 2013 | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|