http://repositorio.unb.br/handle/10482/14508
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ARTIGO_AvaliandoCursoCienciasContabeis.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Avaliando o curso de Ciências Contábeis : uma visão dos alunos da UnB |
Other Titles: | Evaluating the Accounting Sciences course : a perspective from UnB students Evaluación del curso de Ciencias Contables : una visión de los estudiantes de la UnB (Universidad de Brasilia – Brasil) |
Authors: | Paiva, Polyana Barcelos de Freire, Fátima de Souza Fernandes, José Lúcio Tozetti |
Assunto:: | Avaliação de curso Ciências contábeis Universidade de Brasília |
Issue Date: | Jan-2012 |
Publisher: | Fundação Cesgranrio |
Citation: | PAIVA, Polyana Barcelos de; FREIRE, Fátima de Souza; FERNANDES, José Lúcio Tozetti. Avaliando o curso de Ciências Contábeis: uma visão dos alunos da UnB. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v.20, n.74, p.89-113, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 nov. 2013. |
Abstract: | O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco do Ministério
da Educação possibilitam a produção de indicadores de qualidade. Com base nos mecanismos
de avaliação disponíveis pelos órgãos avaliadores, questiona-se: qual conceito os alunos de
Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) dariam ao seu curso? O objetivo do
trabalho é identificar pontos fortes e fracos do curso, permitindo que um olhar interno, de
seus alunos iniciantes e concluintes, seja instrumento de autorreflexão e compreensão da
realidade em busca de aperfeiçoamento e melhora da qualidade da educação. Foi feita uma
adaptação do questionário (Reconhecimento de Cursos de Graduação de Bacharelado e
Licenciatura) da avaliação dos cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicado aos alunos de Ciências Contábeis da UnB
que fizeram a prova do Enade em 2009. Conclui-se que, enquanto as qualificações do
coordenador e do corpo docente são os principais pontos fortes, o laboratório especializado,
o programa de atendimento extraclasse, o estágio supervisionado e a assinatura de periódicos
são os principais gargalos do curso. De uma nota entre 1 a 5, o conceito geral dado ao
Curso de Ciências Contábeis pelos seus alunos ficou igual a 3, significando suficiente; vale
ressaltar que os iniciantes atribuíram notas mais altas que os concluintes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The National Examination of Students Performance (Enade/NESP) and the on-site evaluations of the Ministry of Education allows for the production of quality indicators. Based on the assessment mechanisms made available by the appraisal organizations, we question: what assessment grade the students in Accounting Sciences from the University of Brasília (UnB) would give to their course? The objective is to identify the strengths and weaknesses of the course, allowing an inside look from the course’s freshmen students and senior undergraduates, also working as a self-reflection and understanding of the reality in search of refinement and improvement of education quality. An adaptation of the questionnaire used for the evaluation of graduation courses by the National Institute of Educational Studies and Research Teixeira (Inep) (Recognition of Undergraduate Courses and Bachelor Degree) was produced and thus applied to students of the Accounting Sciences course of UNB who made the Enade test in 2009. We conclude that while the qualifications of the coordinator and faculty are key strengths of the course, the specialized laboratory, the extra-care program, the supervised training and subscriptions to periodicals are the main hindrances of the course. From the range of possible scores – between 1 and 5 –, the students general assessment grade of the Accounting Sciences Course was equal to 3, meaning sufficient; it should be mentioned that freshmen attributed higher scores than senior undergraduates. _________________________________________________________________________________ RESUMEN El Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes en Brasil (ENADE) y las evaluaciones in loco del Ministerio de Educación permiten la producción de indicadores de calidad. Con base en los mecanismos de evaluación de las instituciones responsables, surge la pregunta: ¿qué concepto los estudiantes de Ciencias Contables de la Universidad de Brasilia (UnB) le darían a su curso? El objetivo de este trabajo es identificar los puntos fuertes y débiles del curso, permitiendo que una mirada interna, de sus estudiantes iniciantes y de los avanzados en la carrera, sea un instrumento de autorreflexión y comprensión de la realidad en búsqueda de perfeccionamiento y mejora de la calidad de la educación. Se realizó una adaptación del cuestionario (Reconocimiento de Cursos de Graduación Básica y de Licenciatura) usado en la evaluación de los cursos de Graduación Básica del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educacionales Anísio Teixeira (INEP). Dicha adaptación se ha aplicado a los estudiantes de Ciencias Contables de la UnB que hicieron el examen del ENADE en 2009. Se concluye que, por un lado, las calificaciones del coordinador y de los profesores son los principales puntos fuertes, pero, por otro, el laboratorio especializado, el programa de atención extra-clase, la pasantía supervisada y las suscripciones a publicaciones periódicas son las principales debilidades del curso. En una escala de 1 a 5, los alumnos evaluaron el curso de Ciencias Contables en el grado 03, lo que equivale a suficiente. De este conjunto de estudiantes, los iniciantes atribuyeron notas más altas que los de final de carrera. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) |
Licença:: | Revista Ensaio - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 1 nov. 2013 |
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