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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14576
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Title: Desempenho de universidades públicas : lições da experiência da UnB no uso de indicadores
Authors: Miranda, Nilzith de Souza
Orientador(es):: Nogueira, Jorge Madeira
Assunto:: Ensino superior - aspectos econômicos
Pessol - avaliação
Indicadores
Issue Date: 12-Nov-2013
Citation: MIRANDA, Nilzith de Souza. Desempenho de universidades públicas: lições da experiência da UnB no uso de indicadores. 2013. 101 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: As instituições públicas federais de ensino superior são avaliadas pelo Ministério da Educação e pelo Tribunal de Contas da União para fins de liberação de recursos e de verificação de desempenho, respectivamente. O objetivo deste trabalho é comparar as metodologias propostas por ambos os órgãos para o cálculo do Aluno Equivalente, indicador que é comum às duas metodologias. Visa-se à identificação de benefícios que possam ser trazidos pelo uso de apenas uma metodologia e cumprimento das duas finalidades. Nesse sentido, foram descritas e comparadas as metodologias de cálculo desse indicador para esses órgãos, aplicando-se especificamente resultados dos 14 maiores indicadores Aluno Equivalente de instituições públicas, bem como especificamente da Universidade de Brasília. Para a comparação, foi utilizada a correlação de Pearson, que demonstrou semelhança entre os resultados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The federal institutions of secondary education are evaluated by the Ministry of Education and by the Court of Audit in order to release funds and to perform verification, respectively. The objective of this study is to compare the methodologies used by both agencies to calculate the Student Equivalent indicator that is common to both methodologies. The aim is to identify benefits that may be brought about by the use of only one of the two methods and compliance purposes. In this sense, the methods of calculating were described and compared for those agencies, specifically applying results of 14 major indicators Student Equivalent federal institutions, and specifically the University of Brasilia. For comparison, we used the Person’s correlation, that showed similarity between the results.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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