http://repositorio.unb.br/handle/10482/14753
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_KatiaMariaSilvaBoynard.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Indicadores de gestão em conflito com indicadores de qualidade? : lições econômicas para a gestão universitária |
Auteur(s): | Boynard, Katia Maria Silva |
Orientador(es):: | Nogueira, Jorge Madeira |
Assunto:: | Ensino superior - gerência Indicadores educacionais Avaliação educacional |
Date de publication: | 3-déc-2013 |
Data de defesa:: | 26-jui-2013 |
Référence bibliographique: | BOYNARD, Katia Maria Silva. Indicadores de gestão em conflito com indicadores de qualidade?: lições econômicas para a gestão universitária. 2013. 88 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Résumé: | Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das instituições. No caso específico dasInstituições Federais de Ensino Superior (IFES), são divulgados dois grupos de indicadores: os indicadores de gestão definidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que avaliam o desempenho da gestão, e os indicadores de qualidade acadêmica,calculados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que expressam a qualidade do ensino superior ofertado. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a eficácia dos indicadores de gestão de uma universidade em relação aos indicadores de qualidade acadêmica, evidenciando suas correlações positivas e negativas. Numa abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou-se da pesquisa documental para analisar a evolução dos indicadores. Para identificar a relação entre os dois grupos, utilizou-se o teste de Coeficiente de Correlação de Pearson. Os resultados mostraram que o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) influenciou o desempenho dos indicadores de gestão; desempenho positivo foi verificado nos indicadores: AIPE, Conceito CAPES e IQCD. Destacou-se o expressivo aumento do CCAE e a redução da TSG.No que se refere aos indicadores de qualidade acadêmica, constatou-se que as variáveis organização didático-pedagógica e infraestrutura devem ser aprimoradas. Outro aspecto importante é a promoção efetiva da participação dos alunos no ENADE. Os testes de correlação verificaram que existe relação entre os indicadores de gestão e o Índice Geral de Cursos (IGC). Uma forte correlação foi identificada nos indicadores IQCD e Conceito CAPES, enquanto que a TSG possui uma moderada correlação. Os indicadores AIFE e GPEGnão se relacionam com o IGC. O estudo demonstrou a importância desses indicadores comoferramenta de apoio à tomada de decisão, em busca da eficiência na gestão das universidades. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT Indicators are essential management tools for monitoring and evaluatingactivities at institutions. In the specific case of Federal Institutions of Higher Education (IFES), two sets of indicators are disclosed:firstlythe Federal Court of Accounts of Brazil(TCU) and International Cooperation establishes management performance indicators whichaim to evaluatetheirmanagement performance; and secondly, the Institute of Educational Studies AnísioTeixeira (INEP) provides academic quality indicators that express the quality of the higher education supplied.. This research aims to analyze the effectiveness ofuniversity management indicators in relation to academic qualityindicators, highlighting their positive and negative correlations. From a qualitative and quantitative approach, a documentary research has been used so as to analyze the evolution of indicators. In order toidentify the relationship between these two groups, we used the Pearson Correlation Coefficienttest. The results showed that the Support Programmefor the Restructuringand Expansionof Federal Universities(REUNI) has influenced performance management indicators positivelyon AIPE,ConceitoCAPES and IQCD. As yet, thesignificant CCAE increase and the TSGreduction may be also highlighted. . With regard to academic qualityindicators, it was found that the didactic-pedagogic and infrastructure variables must be improved. Another important aspect refers tothe effective studentsparticipation in the ENADE. The correlation tests identified relationship between management indicators and the General Index of Courses (IGC).As yet, a strong correlation has beenidentified between IQCDindicators and ConceitoCAPES, whereasTSG indicators denote a moderate correlation. AIFE andGPEG indicators do not present relationship with IGC. The study also demonstrated that these indicators are important decision-making tools to support executives in achieving efficiency at universities. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Economia (FACE ECO) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional em Economia, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.