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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/14772
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Titre: O teatro como palco para o self : entre Winnicott, a arte e a clínica da atenção psicossocial
Auteur(s): Mota, Amanda de Oliveira
Orientador(es):: Costa, Ileno Izídio da
Assunto:: Psicologia clínica
Psicanálise e arte
Self (Psicologia)
Date de publication: 9-déc-2013
Référence bibliographique: MOTA, Amanda de Oliveira. O teatro como palco para o self: entre Winnicott, a arte e a clínica da atenção psicossocial. 2013. 295 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Résumé: Este estudo problematiza o uso da arte no contexto da atenção psicossocial, a partir de uma experiência com teatro, em um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS), no Paranoá, Distrito Federal. Partimos de um histórico das interlocuções entre arte e Saúde Mental. Utilizando o eixo teórico da Psicanálise, referenciada em Winnicott e autores próximos, compreendemos a experiência artística como possibilidade de experiência cultural, que pode acontecer num campo de transicionalidade. Tal campo inclui o espaço potencial de cuidado e o viver criativo. Considerando os aspetos clínicos da pesquisa, desenvolvemos compreensões sobre a psicopatologia winnicottiana, dialogando com o conceito de sofrimento psíquico grave, na procura de ressignificar as vivências intensas de angústia e evitar a produção de estigma. Construímos também articulações entre as contribuições de Winnicott e a clínica da atenção psicossocial, entendendo o brincar como locus privilegiado para atuação do profissional neste contexto. Isto pressupõe uma ética de busca da preservação da continuidade de ser dos sujeitos em cuidado. Desenvolvemos, então, algumas questões sobre as dificuldades e potencialidades para que a experiência artística em interlocução com a clínica possa ser também criativa e propiciadora de integração psíquica. Relacionamos isto com o campo de saberes das artes cênicas, com as contribuições da diretora teatral americana Viola Spolin e do grupo teatral brasileiro Lume. Os percursos metodológicos desta pesquisa pautaram-se na pesquisa psicanalítica em enquadres diferenciados, que assume uma construção de conhecimento indissociada do acontecer clínico. Não se pretende uma representação objetiva do mundo, mas uma construção de sentido, que parte da experiência e tem a interlocução como modus operandi da pesquisa qualitativa clínica. Tal olhar foi utilizado para a construção, acontecer e análise de uma experiência de oficinas semanais de teatro em um CAPS, que durou três meses. A construção de sentidos, a partir do acontecer clínico-artístico, apresentou contribuições esclarecedoras sobre o potencial da experiência teatral para a clínica da atenção psicossocial. O teatro configurou-se como uma possibilidade de experiência estética favorecedora de novos sentidos de self, em que a realidade cênica apresentou-se como emergência de um espaço potencial, tanto artístico quanto clínico. O teatro favoreceu também a transicionalidade e o brincar criativo, que conduz a um brincar coletivo e à amizade. As relações imaginativas entre corpo e ambiente físico, criadas pela experiência teatral, se mostraram como fatores importantes para estes acontecimentos. Além disto, efeitos habilitadores em reabilitação psicossocial foram observados, principalmente a partir da possibilidade de apresentar uma peça teatral, criada na experiência, em espaços da cidade. Moutrou-se, contudo, como algo essencial, a necessidade de adaptar tal experiência para o contexto do cuidado clínico, pois ela exige alguns desafios pessoais, tais como lidar com estados de não-integração e desintegração psíquica. Poder atravessar os desafios do teatro, contando com um ambiente de confiança, pareceu-nos ser algo ampliador das possibilidades de existência dos sujeitos. Assim, consideramos a arte e, em específico, o teatro, como ricas ferramentas, que podem ir de encontro aos objetivos da clínica da atenção psicossocial, desde os seus aspectos mais clínicos aos mais sociais e políticos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study discusses the use of art in the context of psychosocial attention, based on an experiment with theater workshops conducted at a Center for Psychosocial Attention II ( Centro de Atenção Psicossocial II - CAPS), in Paranoá, Distrito Federal. We start from a history of interlocutions between art and Mental Health and use the theoretical axis of Psychoanalysis referenced in Winnicott and similar authors to understand the artistic experience as a possibility of cultural experience, which can happen in a transitional field. Considering the clinical aspects of the research, we develop comprehensions about the Winnicottian psychopathology, dialoguing with the concept of severe psychic suffering in an attempt to attribute new meanings to intense anguish experiences and avoid the production of stigma. We also establish relationships between Winnicott’s contributions and the psychosocial attention clinic, recognizing playing as a privileged locus for the action of professionals in this context. This implies an ethics that seeks to preserve the continuity of being of the subjects under care. We then elaborate on some issues about the difficulties and potential for the artistic experience in interlocution with the clinic to be creative and to allow for psychic integration. We relate this to the field of knowledge of dramatic arts, with contributions from the American theater director Viola Spolin and the Brazilian theater group Lume. The methodological trajectories of this research were based on psychoanalytical research under different settings, which leads to viewing the building of knowledge as indissociable from what happens in the clinical setting. We do not present an objective representation of the world, but a construction of meaning, which stems from experience and has the interlocution as the modus operandi of the qualitative clinical research. Such perspective guided the preparation, development and analysis of the three-month experiment with weekly theater workshops at a CAPS. The construction of meanings from the artisticclinic experience presented clarifying contributions about the potential of the theatrical experience to the psychosocial attention clinic. Theater was recognized as a possibility of aesthetic experience inspiring new meanings of self, in which the theatrical reality presented itself as the emergency of a potential space, both clinical and artistic. Theater also aided transitional experiences and the creative play, which leads to group play and friendship. The imaginative relationships between body and physical environment created by theatrical experience proved to be of great importance to these events. Moreover, habilitating effects in psychosocial rehabilitation were observed, particularly with the possibility of presenting a play created during the experiment to audiences at several locations throughout the city. However, it was necessary to adapt such experiment to the context of clinical care due to the personal challenges it involves, such as dealing with states of psychic non-integration and disintegration. Being able to conquer the challenges of theater relying on a trusting environment seemed to amplify the subjects’ possibilities of existence. Therefore, we believe art and, specifically theater, to be precious tools that can meet the goals of the psychosocial attention clinic, from its more clinic aspects to even the most social and political ones.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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