http://repositorio.unb.br/handle/10482/14791
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_DanielaFernandesGomes.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Implementação de licenciaturas para a formação de professores da educação básica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia |
Autor(es): | Gomes, Daniela Fernandes |
Orientador(es): | Freitas, Maria da Conceição da Silva |
Assunto: | Professores - formação Ensino profissional Políticas públicas educacionais |
Data de publicação: | 10-Dez-2013 |
Data de defesa: | 18-Set-2013 |
Referência: | GOMES, Daniela Fernandes. Implementação de licenciaturas para a formação de professores da educação básica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2013. xiv, 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A oferta de cursos de Licenciatura tem sido alvo de constantes discussões devido ao problema enfrentado pelo País com a carência de professores da educação básica. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou compreender o processo de implementação dos cursos de licenciatura para a formação de professores da educação básica no Campus Januária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – instituição que possui um histórico voltado para a oferta de educação profissional e, atualmente, dentre várias atribuições, é responsável também pela oferta de cursos de Licenciatura. Para alcançar o objetivo delineado, o estudo de caso foi composto por diferentes etapas inter-relacionadas, sendo dividido em quatro fases: levantamento bibliográfico, coleta de informações, entrevista e construção da análise. Através da coleta de informações, obtiveram-se os dados sobre o fluxo das Licenciaturas e documentos do referido Campus. Em relação à entrevista, optou-se por gestores e/ou professores diretamente ligados às discussões relativas à implementação daqueles cursos, sendo do tipo semiestruturada. A hipótese levantada – o Campus Januária apresentou dificuldades na implementação dos cursos de Licenciatura para a formação de professores da educação básica – tornou-se evidente após a análise das informações coletadas. Foi possível constatar certas adversidades no processo de implementação, bem como no seu resultado, expresso através do pequeno número de concluintes. Ademais, não se pode garantir que os poucos egressos seguiram a carreira do Magistério. Assim, pesquisas adicionais são necessárias para que se consiga visualizar o alcance efetivo da implementação das licenciaturas no Campus analisado. Todavia, na opinião dos entrevistados, não há que se falar em desvio de finalidade da Instituição, pois o que se mostra é uma reconfiguração de sua missão e de seus objetivos e não o comprometimento de sua identidade como instituição especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica. Novos trabalhos precisam ser realizados para alargar o olhar sobre a implementação de formação de professores nos Institutos Federais, inclusive, sob a perspectiva dos sujeitos envolvidos no processo: alunos, egressos e desistentes dos cursos de Licenciatura deste tipo de Instituição. Por mais que se discutam e se apontem possíveis soluções internas à Instituição analisada a fim de melhorar a implementação das licenciaturas no Campus Januária, supõe-se que o discurso sempre estará aquém da prática se não forem atribuídas a devida importância e a amplitude para o problema apresentado. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT As the country faces a lack of teachers in basic education, the offer of licenciate degree programs has been subject to ongoing discussions. This study aimed at understanding the process of implementation of undergraduate courses for the training of basic education teachers at the Januária Campus of IFNMG. This institution carries a tradition of focusing itself on providing vocational education. Nevertheles, it has currently been assigned among other duties to offer licenciate courses. To achieve its outlined goal, the case study has consisted of various interrelated steps. It was therefore divided in four phases: bibliographical survey, data collection, interviews and analysis construction.The data collection provided information on the flow of Undergraduate programs and of documents at the Januária Campus of IFNMG.The interviews were of the semi-structered type and aimed at managers and / or professors directly linked to the discussions on the implementation of the related programs.The hypothesis raised at the beginning of this study, that the Januária Campus of IFNMG presented difficulties in the implementation of undergraduate courses for the training of basic education teachers, became evident after analyzing the collected information. Adversities were found specifically at the implementation process as well as in the program outcomes as expressed by the low number of undergraduate students. Moreover, it cannot be assured that the few undergraduate followed teaching careers. Thus, further research is needed in order to view the effective range of the implementation of the licenciate courses.However, in the opinion of the respondents, there is no need to talk about a misuse of the purpose of the institution. For it has been shown that it is a reconfiguration of its mission and of its goals and that it is not compromising its identity as an institution specialized in technical and vocational education. Further work needs to be done to broaden the view on the implementation of teacher training at the Federal Institutes, also under the perspective of those involved in the process: students, graduates and dropouts of undergraduate courses. As much as it might be discussed and possible solutions may be pointed out which are internal to the institution to the implementation of licenciate programs, it is supposed that the approach will remain short of practice as long as it does not assign the due importance and extent of the issue. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.