Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/14856
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2013_FelipeMendesSantosCardia.pdf1,73 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Representações sociais do cerrado por licenciandos e professores da rede pública do Distrito Federal
Auteur(s): Cardia, Felipe Mendes dos Santos
Orientador(es):: Garcia, Lenise Aparecida Martins
Assunto:: Grupos de pressão
Cerrados
Educação ambiental
Análise de conteúdo (Comunicação)
Date de publication: 16-déc-2013
Référence bibliographique: CARDIA, Felipe Mendes dos Santos. Representações sociais do cerrado por licenciandos e professores da rede pública do Distrito Federal. 2013. 107 f. il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Résumé: A presente dissertação tem por objetivo verificar como licenciandos e professores do ensino básico do Distrito Federal representam o Cerrado, e como essas percepções contribuem para o entendimento e construção da Educação Ambiental no ambiente escolar. Para satisfazer o objetivo proposto, optamos por uma análise dual de caráter quantitativo e qualitativo, na qual acreditamos que essas duas abordagens se complementam e contribuem para uma melhor compreensão do tema estudado. Os dados foram obtidos através de entrevistas individuais e coletivas com os professores e por questionários e extração de mensagens na plataforma virtual Moodle, que são registros da participação dos estudantes da Universidade de Brasília que cursaram a disciplina Educação Ambiental Sustentável no 1° semestre de 2012. Os dados coletados foram submetidos a análise conteúdo de Bardin e por análise estatística. Os resultados apontam para a existência de percepções que em sua maioria representam o Cerrado por um viés limitado e equivocado, sendo constatada uma grande superficialidade nas concepções apresentadas pelos professores e graduandos. Também é marcante o quanto as concepções de Educação Ambiental dos indivíduos que participaram desse estudo estão enraizadas em modelo ecologista, analógico, esboçando um arcabouço teórico unidimensional, que por vezes tem se mostrado simplista diante da complexidade em que se encontra a problemática ambiental que enfrentamos atualmente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present dissertation has the objective of verifying how undergraduates and teachers of basic education in the Federal District represent the Cerrado, and how those perceptions and construction of the Environmental Education within the school ambient. To satisfy the proposed objective, we opted for a dual analysis of quantitative and qualitative character, as we believe these two approaches complement each other and contribute to a better understanding of the studied topic. The data was obtained through individual and collective interviews with the teachers and through questionnaires and extraction of messages from the virtual platform Moodle, which are registers of the participation of the students from the University of Brasilia who studied the Sustainable Environmental Education module in the first semester of 2012. The data collected was submitted to the Bardin’s content analysis and to statistical analysis. The results suggest the existence of perceptions of the Cerrado that are mostly based on a limited and mistaken bias, having found a considerable superficiality in the conceptions sh students. In addition, it is also outstanding how far the notions of Environmental Education of the individuals that participated in this research are rooted in an analogical, ecological model, sketching a one-dimensional theoretical outline, which at times has been shown to be simplistic against the complexity in which the environmental problem finds itself and we presently face.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14856/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.