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Título : Ressignificações das obras de Athos Bulcão nos espaços de Brasília : entre a obra de arte e o ornamento
Autor : Oliveira, Fabiana Carvalho de
Orientador(es):: Martinez, Elisa de Souza
Assunto:: Bulcão, Athos, 1918-2008 - crítica e interpretação
Arte - Brasília (DF)
Brasília (DF) - arquitetura
Fecha de publicación : 2-ene-2014
Citación : OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Ressignificações das obras de Athos Bulcão nos espaços de Brasília: entre a obra de arte e o ornamento. 2013. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumen : Este trabalho visa a compreender os diferentes valores que têm sido atribuídos à obra de integração arquitetônica do artista plástico Athos Bulcão na cidade de Brasília. Por meio da descrição e da análise elaboradas sobre duas situações identificadas no acervo do artista no ano de 2007, nas quais se verificam modificações técnicas e formais realizadas a partir de dois trabalhos localizados em diferentes espaços da capital federal – o painel de azulejos da Torre de Televisão (1966) e o painel em relevo da antiga sede social do Clube do Congresso (1972), hoje demolido –, as características que definem seu repertório de soluções formais na criação de painéis-murais são pontuadas e, por conseguinte, as alterações ocorridas na produção do artista no contexto urbano atual da cidade são identificadas. Considerando a pertinência do uso do conceito de ressignificação para compreender tais situações de mudança no conjunto da obra de Bulcão, as discussões elaboradas aproximam-se, ainda, do embate existente no campo da História da Arte entre o entendimento de cópia, original e suas derivações, como também das questões que envolvem as relações entre o utilitário e o artístico, advindas das possibilidades da produção industrial e tão próximas da obra de Athos Bulcão. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to make sense of the different values that have been attributed to the architectural integration developed by the artist Athos Bulcão in the city of Brasília. The description and analysis of two situations identified in the artist’s collection in 2007, which present formal and technical changes based on two works located in different areas of Brazil’s federal capital – the tile panel of the Television Tower (1966) and the embossed panel of the former Congress Club Headquarters (1972), which has been demolished – highlight the characteristics that define his repertoire of formal solutions in creating mural panels, consequently identifying the changes in said work in the current urban context of the city. Considering the relevance of the reframing concept in understanding such situations of change in Bulcão’s works, the discussions also relate to the conflict in the Art History field in making sense of the concepts of copy, original and derivative works, as well as the issues concerning the relations between utility and artistic work arising from industrial production possibilities and which are so closely related to Athos Bulcão’s works.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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