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Título: Formação continuada para professores de Ciências nas séries iniciais : uso de modelos e modelagem para introdução de conceitos químicos
Autor(es): Alves, Delzimar Prates
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Professores - formação
Ciências (Ensino fundamental)
Data de publicação: 28-Jan-2014
Referência: ALVES, Delzimar Prates. Formação continuada para professores de Ciências nas séries iniciais: uso de modelos e modelagem para introdução de conceitos químicos. 2012. 224 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: No presente trabalho foi desenvolvida uma proposta de formação continuada para professores de Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade localizada no Entorno do Distrito Federal. A partir de uma revisão da literatura, constatamos a dificuldade dos professores, que atuam nesse nível de ensino, em abordar conteúdos de ciências. Além disso, percebemos a inexistência de pesquisas que trabalhem estratégias fundamentadas em modelos/modelagem para compreensão de conceitos químicos no Ensino Fundamental. Considerando esse contexto, apresentamos, junto aos docentes, um curso de formação continuada intitulado “Modelos e Modelagens no Ensino de Ciências” na perspectiva de mudanças nos processos ensino-aprendizagem por eles desenvolvidos, apoiados nas contribuições de estratégias fundamentadas em modelos/ modelagem na prática científica e na prática docente. Como norteador do processo formativo, apoiamo-nos na pesquisa colaborativa que nos deu suporte teórico e metodológico na condução do curso. Iniciamos o curso com onze docentes e finalizamos com quatro. Para obtenção dos dados nos valemos de diferentes instrumentos de coletas, como registro em áudio, anotações de campo e portfólio. O portfólio foi construído pelos professores como avaliação do processo e das estratégias desenvolvidas por eles em seus contextos de ensino. O curso foi estruturado em dois momentos. No primeiro, conhecemos os professores participantes, levantamos suas concepções sobre modelos e modelagem e, através de atividades, vivenciamos algumas etapas do processo de modelagem e suas contribuições para o ensino de ciências. No segundo momento, os docentes propuseram projetos para desenvolvimento em sua própria realidade de ensino. Foram elaborados dois projetos com temas: “Mudanças dos Estados Físicos da Água e sua Função” e “Importância da Água”. A partir deles e de nossas discussões durante o curso, observamos mudanças do conceito de modelo dos docentes e incorporação de elementos da modelagem em sua prática. Em conformidade com a literatura evidenciou-se a dificuldade deles no uso de conceitos químicos para elaboração de modelos e a ausência desses conceitos em suas aulas de Ciências. A partir do contexto vivenciado durante o curso com os professores como resultado desta dissertação, um texto de apoio foi construído na perspectiva de contribuir no desenvolvimento de estratégias por parte dos docentes que atuam nas Séries Iniciais e na elaboração de novos cursos de formação continuada nesse nível de ensino. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this study, we have developed a continuous training proposal for teachers working at the first levels of Primary Education in a town located in the periphery of Distrito Federal, Brazil. In light of a literature review, we have observed how those teachers have been facing difficulties when teaching science-related subjects. Besides that, we have noticed that the literature falls short of providing research on strategies based in models/ modeling for teaching concepts in Chemistry at Primary School level. In this context, we have presented the teachers with a continuous training program entitled “Modelos e Modelagens no Ensino de Ciências” ("Models and Modeling in Teaching Science-Related Subjects"), with a view towards promoting change in their teaching-learning processes as well as providing them with strategic contributions based on models/ modeling of scientific and teaching practices. Collaborative research has been the guiding principle of this formative process by providing the necessary theoretical and methodological apparatuses while conducting the training course. The continuous training began with eleven teachers, but only four teachers participated in the training until the end. For the purposes of data collection, we have used various methods, such as audio recording, fieldwork annotation and the development of a portfolio. The portfolio was developed by the teachers themselves as means of evaluating their own strategies in their respective teaching environment. The course was organized in two stages. In the first stage, we became familiar with the teachers taking part in this piece of research by learning about their understanding of models and modeling. Having done a few activities with them, we experienced some stages of their modeling process and their contributions to their teaching of Science. In the second stage, the teachers themselves proposed projects to be developed in their own teaching context. Two projects have been developed around the following topics: “Changes in the Physical Properties of Water and their Roles” and “The Importance of Water”. Based on the development of those projects and our in-group discussions, we have noticed changes in the teachers’ understanding of model and incorporation of modeling elements in their teaching practice. The literature review has brought to the fore the teachers’ difficulty to use Chemistry concepts when elaborating models and how they failed to use those concepts in their Science classes. This piece of research has resulted in the elaboration of a support document written with a view towards contributing to the development of teachers’ strategies working at Primary Education level and to the elaboration of new continuous training courses for Primary Education teachers.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2012.
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