http://repositorio.unb.br/handle/10482/15046
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2013_NiviaMariaAssuncaoCosta.pdf | 9,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Atenção, consciência, instrução e leitura de input textual em L2 : um estudo com os pronomes pessoais |
Autor : | Costa, Nívia Maria Assunção |
Orientador(es):: | Bergsleithner, Joara Martin |
Assunto:: | Pronomes Atenção concentrada Aquisição da segunda língua Leitura - compreensão |
Fecha de publicación : | 29-ene-2014 |
Data de defesa:: | 4-dic-2013 |
Citación : | COSTA, Nívia Maria Assunção. Atenção, consciência, instrução e leitura de input textual em L2: um estudo com os pronomes pessoais. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumen : | O estudo relatado nesta dissertação teve como objetivo investigar o papel da
atenção e seus potenciais efeitos conscientes na leitura de um input textual em inglês como L2. A investigação verificou, ainda, os efeitos da instrução formal e planejada para a tomada de consciência metalinguística do uso dos pronomes. Identificaram-se também os níveis de consciência para aquisição dos pronomes pessoais com valor sintático de sujeito e objeto. Este estudo seguiu o modelo de estudo de Leow (1997) sobre o que constitui consciência e, ainda, mensurou diferentes níveis de consciência em relação à hipótese do noticing de Schmidt (1990). O estudo experimental contou com a participação de 50 aprendizes brasileiros de inglês como L2 de uma escola pública estadual da região Centro-Oeste. Os participantes foram divididos em dois grupos igualmente: um grupo controle (não recebeu instrução) e um grupo experimental (recebeu instrução) e
todos possuíam nível básico de proficiência em língua inglesa. O design deste experimento consistiu de quatro fases: (1) uma fase de pré-teste com o objetivo de detectar o nível de atenção, mensurar o intake dos participantes e, ainda, verificar a existência de outros níveis de consciência; (2) uma fase de instrução em que o grupo experimental foi submetido à instrução formal e planejada explicitamente (ELLIS, 2001) enquanto que o grupo controle foi submetido à instrução implícita. Esta fase teve por objetivo preparar os participantes para usar os pronomes
pessoais na fase do teste imediato e teste tardio; (3) uma fase de pós-teste imediato,
que ocorreu logo após a instrução; e (4) uma fase de pós-teste tardio, que
aconteceu duas semanas após a instrução. Ambas as fases do pós-teste tiveram o
objetivo de detectar o nível de atenção, mensurar o intake dos participantes e, ainda,
verificar a existência de outros níveis de consciência em dois momentos distintos. Em todas as fases de teste, os participantes foram submetidos a três versões de protocolos escritos (palavras cruzadas, reconhecimento e produção escrita) simultaneamente a realização de protolocos verbalizados dos pensamentos em voz alta (think-aloud protocols). Os resultados estatísticos indicaram que ambos os grupos tiveram um melhor aproveitamento na precisão gramatical, sendo que o grupo experimental apresentou resultados parcialmente superiores aos resultados do grupo controle durante a leitura de input textual em L2. Os resultados, ainda, evidenciaram correlações positivas entre os níveis de consciência metalinguística dos aprendizes. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of the study reported in this M.A. thesis was to investigate the role of attention and the effects of potential conscious in English as an L2 reading textual input. The research also verified the effects of formal and planned instruction to metalinguistic awareness of the use of pronouns. It was also identified levels of awareness in acquisition of personal pronouns in the subject and object syntactic value. This study is based on Leow (1997) about what constitutes awareness, and also measured different levels of awareness in relation to Schmidt (1990). Fifty Brazilian learners of English as an L2 of a public school from the Midwestern Region attended this experimental study. The participants were divided into two groups: one control group (without instruction) and one experimental group (with instruction) and all the participants demonstrated proficiency in English language at basic level. The experimental research design consisted of four phases: (1) a pre-test phase designed to detect attention level, measure intake of the participants, and also verify different levels of awareness; (2) an explicit instructional phase in which the experimental group received Form-focused Instruction (ELLIS, 2001) while the control group was submitted to an implicit instruction. The aim of this instructional phase was to prepare participants to use the personal pronouns in the immediate and delayed post-test phases; (3) an immediate post-test phase, which occurred right after the instruction; and (4) a delayed pos-test phase that took place two weeks after he instruction. Both pos-tests aimed at detecting attention level, measuring intake of the participants, and also verify different levels of awareness, at two occasions after the treatment of instruction. In all test phases, the participants were submitted to three versions of written protocols (crossword puzzle, multiple-choice recognition test and fill-in-the-blank written production test) simultaneously conducting verbalized thoughts aloud protocols (think-aloud protocols). The statistical results indicated that both groups had better use of the grammatical accuracy. The experimental group showed partial superior results during the reading of textual input in L2. The results also showed positive correlations between the levels of metalinguistic awareness of learners. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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