Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15136
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuisaMartinsFernandes.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Inferência bayesiana em modelos discretos com fração de cura
Autor(es): Fernandes, Luísa Martins
Orientador(es): Nakano, Eduardo Yoshio
Assunto: Teoria bayesiana de decisão estatística
Processos de Markov
Monte Carlo, Método de
Estatísticas médicas
Data de publicação: 11-Fev-2014
Referência: FERNANDES, Luísa Martins. Inferência bayesiana em modelos discretos com fração de cura. 2013. vii, 64 f., il. Dissertação (Mestrado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta inferências do modelo Weibull discreto para dados de sobrevivência com fração de cura. As inferências foram realizadas dentro de um cenário bayesiano fazendo-se o uso das técnicas de MCMC (Markov Chain Monte Carlo). São apresentadas estimativas pontuais dos parâmetros do modelo e seus respectivos intervalos de credibilidade HPD (Highest Posterior Density), assim como um teste de significância genuinamente bayesiano – FBST (Full Bayesian Significance Test) como uma forma de seleção de modelos. A metodologia apresentada foi aplicada em dados simulados e ilustrada por dois problemas práticos: o primeiro sobre o tempo até a rehospitalização de pacientes com esquizofrenia, e o segundo sobre o tempo até a morte de homens com AIDS. O FBST se mostrou um procedimento simples e útil para seleção de modelos, motivando assim uma abordagem bayesiana na modelagem de dados discretos de sobrevivência. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work presents inferences of the discrete Weibull model for survival data with cure rate. The inferences were conducted within a Bayesian context, using the MCMC (Markov Chain Monte Carlo) techniques. Point estimates of model’s parameters and their respective HPD (Highest Posterior Density) credible intervals are presented, as well as a Full Bayesian Significance Test (FBST) as a way to model selection. The methodology presented was applied on simulated data and illustrated by two practical problems: the time until re-hospitalization of patients with schizophrenia and the time until death of men with AIDS. The FBST proved being a simple and useful procedure for model selection, thus motivating a Bayesian approach in the modeling of discrete survival data.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Estatística (IE EST)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, Programa de Mestrado em Estatística, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estatística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.