http://repositorio.unb.br/handle/10482/15167
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2013_BethaniaRamosMeireles.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Formação em saúde, trabalho e sofrimento de profissionais de saúde que atuam em um CAPS ad : um estudo exploratório |
Authors: | Meireles, Bethânia Ramos |
Orientador(es):: | Costa, Ileno Izídio da |
Coorientador(es):: | Parreira, Clélia Maria de Souza Ferreira |
Assunto:: | Trabalho - aspectos psicológicos Pessoal da área médica Sofrimento Educação permanente |
Issue Date: | 13-Feb-2014 |
Data de defesa:: | Oct-2013 |
Citation: | MEIRELES, Bethânia Ramos. Formação em saúde, trabalho e sofrimento de profissionais de saúde que atuam em um CAPS ad: um estudo exploratório. 2013. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Abstract: | Este estudo analisa a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde e sua contribuição para a compreensão do sofrimento psíquico dos profissionais de saúde que atendem em um Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (CAPS ad), localizado no Distrito Federal. A pesquisa busca compreender o processo de trabalho dos profissionais de saúde,
identificar as vivências de prazer, a manifestação do sofrimento psíquico, as estratégias para lidar com o sofrimento que o trabalho demanda e identificar as oportunidades de Educação Permanente em Saúde. A pesquisa foi realizada com oito profissionais de saúde que atuam no CAPS ad de Sobradinho, no Distrito Federal, de ambos os sexos e de diversas graduações em Saúde. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista individual com roteiro aberto emiestruturado. Os dados foram analisados segundo o
Discurso do Sujeito Coletivo, à luz do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho e de estudos realizados na temática. Os resultados da pesquisa apontam que a capacitação em saúde oferecida não auxilia na amenização do sofrimento, mas sinaliza outros fatores responsáveis por
manter os profissionais saudáveis no CAPS ad investigado. O estudo concluiu que um processo de capacitação adequado à realidade do serviço, que integre ensino-serviço, pode colaborar para a amenização do sofrimento psíquico dos profissionais de saúde que atuam no serviço do CAPS ad e que a supervisão clínico-institucional deve ser entendida enquanto uma ação de Educação Permanente em Saúde. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study analyses the implementation of the Continuing Education in Health Policy and its contribution to understanding the psychic suffering of health professionals serving in a Psychosocial Care Center – alcohol and drugs (CAPS ad), located in the Federal District. The research aims to understand the work of health professionals, identify the experiences of pleasure, the manifestation of psychic suffering, strategies to deal with the suffering at work and opportunities for continuing education in health. The research was conducted with eight health professionals working in CAPS ad Sobradinho at the Federal District, of both sexes and various degrees in health. This is a quantitative and qualitative research that used as a tool for data collection during individual interviews with open semi-structured script. Data were analyzed using the Collective Subject Discourse, in the light of the theoretical psychodynamics of work and studies on the subject. The survey results indicate that education offered to health professionals CAPS ad does not help in alleviating the suffering, but the study indicates other factors responsible for maintaining the health professionals at work. The study concluded that a process of training appropriate to the reality of the service, which integrates teaching service, can contribute to the alleviation of suffering mental health professionals who work in the service of CAPS ad and institutional clinical supervision must be understood as one action continuing health education. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
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